TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão de Recursos Hídricos Clayton Albuquerque

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE Garanhuns

Gestão de Recursos Hídricos - Clayton Albuquerque 

Técnico em Meio Ambiente 

4º ano – Manhã

Maria Clara Ramos, Robério e Victoria Ravana

Usos Múltiplos da Água

  • Introdução

O solvente universal ou melhor dizendo, a água é essencial para toda forma de vida no planeta terra, para dos os seres e posteriormente passou a ser insumo indispensável para diversos fins como transporte, agricultura, construções, industrias, e até mesmo geração de energia. Em ambos são usadas diferentes técnicas e manejos, assim como existem diferentes classificações para o seu uso, em uso consuntivo que é o ato de retirar e consumir a água, e não consuntivo que não consome diretamente, mas dependem da manutenção, condições naturais ou de operação da infraestrutura hídrica. Também, encontrada em diferentes fontes, qualidade e estado. Aguas superficiais e subterrâneas que atende múltiplos usos setoriais, tal extração chega a mais de 90 trilhões de litros retirados anualmente. Ao depender de sua localidade, também é usada de diferentes formas, assim como as águas dos oceanos que por mais que não seja viável para o consumo humano, é de suma importância para a geração de energia elétrica, que também não se diferencia de águas doces que também são propicias para fazer parte dessa também importante energia elétrica que por sua vez, diferentemente das aguas do mar que passada pelo processo de maremotriz se destaca em meio as hidroelétricas.

Na contemporaneidade é notável diversas problemáticas quando se fala de água no Brasil, seja por fortes chuvas que eventualmente ocasionam danos estruturais, e até mesmo pela escassez da mesma em decorrentes secas no nordeste brasileiro. Responsável por mais da metade de toda energia elétrica do país, pela sustentação agrícola, consumo animal, urbano, industrial e rural.

O manejo de recursos hídricos dentro do conceito de uso múltiplo objetiva uma exploração concomitante e integrada, na qual as relações entre os produtos gerados sejam complementares ou no mínimo suplementares. As atividades de uso da água envolvem complexas interações, em que uma atividade provoca impactos tanto positivos quanto negativos nas outras atividades. A Lei Federal nº. 9.433, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, apresenta como um dos seus fundamentos o uso múltiplo dos recursos hídricos.

  • Dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (196.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com