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Transmissão ao vivo pelo Youtube: um estudo bibliográfico e documental de um caso

Por:   •  25/11/2021  •  Monografia  •  6.765 Palavras (28 Páginas)  •  135 Visualizações

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SUMÁRIO

1 ALGUMAS RETRATAÇÕES SOBRE O TEMA DO TRABALHO        1

1.1 Observando A Sociedade Que Vivemos Nesse Tempo        2

1.2 Transformação Em Curso        4

1.3 Atuação Do Youtube Como Aglutinador De Mídia         6

2.2 Case: Live Local Marilia Mendonça        10

2.2.1 stone (como tudo começou)        11

2.2.2 o desafio        11

2.2.3 a estratégia ou oportunidade        12

2.2.4 adaptações        13

2.3 Discursão Entre Os Autores Sobre O Tema        15

1 ALGUMAS RETRATAÇÕES SOBRE O TEMA DO TRABALHO

Este capitulo tem por objetivo analisar os fenômenos midiáticos que vem reorganizando a os meios de comunicação em detrimento da sociedade, estruturando-as sociedades em rede pelo mundo, para entender esse fenômeno vou apontar o papel das tecnologias da informação(TICs) na estrutura da sociedade, assim Castells anuncia que “redes constituem a nova morfologia social de nossa sociedades, e difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiencias, poder e cultura”[1] como exposto, o autor ressaltou que a transformação afeta setores tantos sociais como econômicos, inclusive cultural.

Com isso, uma sociedade como a brasileira por exemplo, tem sido uma parte desse resultado de pessoas conectadas a rede mundial passando a conviver com aquilo, por aí também, nós como profissionais ligados a comunicação adeptos a trabalhar com informação não deveríamos ignorar o impacto dessas tecnologias na vida humana, muito menos na vida em sociedade porém não significa que a sociedade nunca se estruturou em rede, a novidade fica por conta das tecnologias da informação que deram caráter de penetrabilidade ao advento da rede, em todos os setores da vida social.

Também é necessário compreender o que é convergência dos meios que facilitam o acesso a comunicação “onde as velhas e novas mídias colidem onde com a mídia corporativa e mídia alternativa e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis”[2] isso é a convergência, para entendê-la se faz necessário um novo paradigma, “o emergente paradigma da convergência presume que novas e antigas mídias irão interagir de forma cada vez mais complexas “[3] . Por outro lado, Jenkins acrescenta que convergência, além de expressar processo tecnológico, representa uma transformação cultural, a medida que os consumidores são incentivados a procurar novas informações a fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos.

1.1 Observando A Sociedade Que Vivemos Nesse Tempo[a]

Ultimamente, as Transmissões ao vivo, popularmente conhecida como Live, desde então, esse fenômeno midiático está se tornando cada vez mais cultural , seu uso foi largamente difundido durante a pandemia por exemplo, contendo entretenimento musical principalmente o sertanejo, foco de estudo que será apresentado mais a frente deste trabalho, considerando alguns fatores como acesso á rede no Brasil nos últimos anos, convergência cultural, e a necessidade que levou ao nascimento do Youtube, termos esses serão discutidos em demais subtópicos.

Para explicar por que da rápida polarização das Lives Castells atribui as tecnologias da informação, altera a cultural dentro da sociedade, o autor [4]evidencia que a força motriz dessas alterações (o paradigma tecnológico) são as tecnologias da informação, que de forma convergente procuram estabelecer conexões, cada vez mais ricas entre seus objetos. As Lives se espalharam graças as interfaces patrocinadas pela digitalização em massa, atuam como catalizadores do desenvolver tecnológico, comunicação entre interfaces(dispositivos), elevou exponencialmente as possibilidades. Esse momento histórico revela-se de grande importância, pois representa episódio da história, como expõe Manuel Castells:

As tecnologias da informação são para esta revolução o que as novas fontes de energia foram para as revoluções industriais sucessivas, do motor a vapor à eletricidade, aos combustíveis fósseis e até mesmo a anergia nuclear, visto a geração e distribuição de energia foi o elemento principal na base da sociedade industrial.[5]

A partir disso, emerge uma rede de conexões entre agentes econômicos possibilitando atividades cujo constante desenvolver impulsiona a produtividade: Global, porque o âmbito de abrangência deixou de ser uma localidade, país, passando a buscar novos horizontes agora globais, como no caso da Live da Marilia Mendonça que bateu recorde em audiência mundial[6]. E é informacional porque sua competitividade e produtividade são fatores de importância existencial para o agente econômico. A economia sempre foi informativa, porém adquiriu características de informacionalidade, fomentada pela revolução aqui tratada. Por fim, é importante mostrar como se deu o advento dessa rede que segundo Castells:

Ela originou-se e difundiu-se, não por acaso, em um período histórico da reestruturação global do capitalismo, para o qual foi uma ferramenta básica. Portanto, a nova sociedade emergente desse processo de transformação é capitalista e informacional, embora apresente variação histórica considerável nos diferentes países, conforme sua história, cultura, instituições e relação específica com o capitalismo global e a tecnologia informacional [7]

Como exposto antes á rede se estruturou um período histórico da humanidade, servindo de ferramenta básica, no meio disso emerge essa sociedade capitalista e informacional, isso não significa que a sociedade nunca se estruturou em rede, a novidade fica por conta das tecnologias da informação, colaborando pela penetrabilidade da rede em todos os setores da vida social.

Embora à rede apresente variações históricas considerável entre os países, Castells exemplifica, “são sistemas de televisão, meios de computação gráfica, estúdios de entretenimento e equipamentos moveis gerando, transmitindo e recebendo sinais na rede global da nova mídia no âmago da expressão cultural e da opinião pública, na era da informação.”[8]  OU seja, os produtos das novas indústrias de tecnologia da informação são dispositivos de processamento da informação ou o próprio processamento da informação, assim a informação em si, no caso de uma Live, acaba por ser um produto.

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