TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: Biossegurança nas Ações de Saúde

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

SENAC

FELIPE ASCARI MEDEIROS

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Biossegurança nas Ações de Saúde

Viamão

2016

Atividade Avaliativa I

O que você, futuro TST, identifica como sendo necessário para a sua prática profissional sob os aspectosque envolvem a biossegurança ?

A prática necessária para o desenvolvimento da biossegurança seria o processo de implantação. A deste  processo segue os seguintes fatores:

- Identificação dos riscos

È necessário conhecer o ambiente de trabalho e os riscos inerentes a ele e às atividades executadas, é preciso ter conhecimentos do que seja risco e das condições que podem causar danos às pessoas, equipamentos, animais, meio ambiente, entre outros. Depois deidentificarmos os riscos, devemos prevenir e proteger, tendo consciência das consequências que esses riscos apresentam. No ambiente de trabalho podemos encontrar diversos riscos: os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

- Conhecendo o processo de trabalho

Saber a forma correta de execução das rotinas e adas atividades de cada setor e de cada função do serviço de saúde para comparar os erros que acontecem, suas causas e consequências.

- Conscientização para prevenção

Estimular as pessoas para que pensem constantemente no assunto, traçar estratégias de mudança que é fundamental para a implantação da biossegurança.

- Estratégias para contenção de risco

Traçar essa estratégias visando atingir os objetivos de adesão dos trabalhadores, propor ações como por exemplo: campanhas, palestras, seminários, capacitação do trabalhador, participação dos trabalhadores nas melhorias das rotinas e na aquisição de equipamentos de proteção, treinamento de multiplicadores de biossegurança, sensibilização do grupo de trabalhadores para o autocuidado, DDS (diálogo diário de segurança), gincanas e estudos de caso sobre a realidade do serviço.

- Adesão da direção às novas propostas

Garantir a aprovação da diretoria, planejando, projetando e justificando sua estratégia. Mostrando às possíveis despesas que as falhas na biossegurança causam aos profissionais de saúde, ao meio ambiente e aos clinetes como por exemplo: índices de atestado médico, necessidade de se afastarem pessoas do trabalho, novas contratações para cobrir a falta dos trabalhadores afastados, notificações, multas, indenizações, perda de materiais, desastres ambientais e clientes prejudicados.

Aplicação da Portaria 3.214/78 no serviço de sáude – NR 32

A nr 32 fla dos ríscos biológicos que podemos encontrar no ambiente de trabalho de um serviço de saúde, asvacinas que os trabalhadores desse serviço devem realizar para prevenir doenças imunopreveníveis

Dos ríscos químicos da identificação dos produtos utilizados, a proibição de reutilização da embalagem desses produtos, a importancia da FISPQ, e procedimentos em caso de contato com esses produtos.

E também dos ríscos físicos, a obrigatoriedade do PPR (plano de proteção radiológica), a estrutura de que deve dispor um serviço de medicina nuclear, os dispositivos de segurança para um serviço de radioterapia, a forma de identificaçao dos recipientes invólucros de material radioativo para transporte, capacitação dos trabalhadores e parâmetros de segurança para um serviço de radiodiagnóstico odontológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com