TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título do Filme: “Dançando no Escuro”

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE ÉTICA

Título do Filme: “Dançando no Escuro” 

Gênero: Policial/Drama

Ano: 2000

  1. Justificativa da escolha

Nossa escolha foi baseada nas questões morais que são claramente passadas pelo filme, dando ênfase na imoralidade e a corrupção no meio da sociedade, e como o sistema capitalista age como influenciador para tais atos.

Os personagens então se veem em situações onde tomam decisões indesejadas contra seus princípios morais.

  1. Dilema ético abordado

O filme aborda a historia de uma mãe solteira tcheca chamada Selma, que com sua vinda aos EUA batalha para arrecadar dinheiro para cirurgia de seu filho, pois possuí uma doença hereditária que a faz perder a visão e não quer que a mesma aconteça a ele. Com isso trabalha arduamente para conseguir o dinheiro da cirurgia, com a ajuda também de seus amigos Bill e Linda, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras resolve roubar o dinheiro de Selma. Este roubo acaba dando inicio a diversos acontecimentos trágicos.

 Ao longo do filme vemos uma sequência de injustiças que acontecem na vida de Selma, que são agravadas ainda pelo fato de que está sozinha e vulnerável em um país estranho.

Nesta análise estamos julgando especificamente o caso de Bill, e de como o capitalismo tem um papel relevante nessa situação, pois é influenciado a ponto de ir contra seus princípios morais e éticos fazendo com que cometa um ato desonesto e imoral aos olhos da sociedade.

  1. Análise do tratamento dado ás questões éticas apontadas

O modo como o filme retrata a história de Selma deixa implícito em seus personagens Bill e Linda como é vista a sociedade americana, deixando claro suas características de pura ganância e hipocrisia, sendo a personificação do “Tio Sam” por assim dizer. Até mesmo o lugar onde Selma trabalha retrata a desumanização e a perversidade do capitalismo.

O filme tende a passar uma imagem cruel da sociedade, onde os fracos não tem vez, e a compaixão não existe, mostrando-se também um lugar onde a autoridade do país está desgastada, dando lugar ao preconceito e a xenofobia. Mas vemos também a determinação de algumas pessoas que estavam dispostas a ajudar, deixando de lado toda a influência negativa da sociedade.

  1. Posição do grupo frente ás questões levantadas pelo filme.

Podemos observar até onde a ganância de uma pessoa pode ser levada, no filme é mostrado que a ação desonesta de um homem destrói a vida de uma mulher e seu filho, um pequeno problema em sua vida pôs em prova até mesmo os seus princípios morais levando a consequências desastrosas, neste caso a vingança da mulher e por final a morte.  

Iremos analisar neste filme um caso de corrupção e imoralidade, ilustrado por Bill, um homem cuja honestidade é posta em prova quando resolve roubar sua própria amiga por problemas financeiros. O capitalismo serve como influencia para chegar a cometer ações que vão contra tudo que acredita, deixando de lado seus princípios morais para satisfazer um bem maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com