TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALOGIA DO FILME O POÇO

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

O POÇO – ANALOGIA AOS DIAS ATUAIS

        O filme “O Poço” nos remete a uma reflexão sobre um sistema social e econômico que retrata a luta pela sobrevivência de grande parte da população.

        É evidente a colocação de que a classe dominante, se mantem nas primeiras esferas da sociedade preocupando-se somente em não perder sua posição privilegiada. Os que estão abaixo, passando por toda ordem de dificuldades para eles não tem nenhuma importância. O poder os embriaga de tal forma, que os deixam cegos a ponto de ignorar completamente o sofrimento alheio. O desejo de se manter sempre num nível acima do outro, faz com que a compaixão e a solidariedade não tenham espaço em seu consciente.

        O filme retrata o quão cruel e selvagem o homem pode se tornar diante da possibilidade do sofrimento. A Administração do poço providencia e distribui alimentos suficientes para suprir a necessidade de todos, porém o egoísmo e o medo de ter menos no dia seguinte faz com que os prisioneiros dos primeiros níveis comam exageradamente, sem se importar com a fome dos outros. Ninguém se importa com os que estão nos níveis abaixo. E estes, por vezes acabam sucumbindo ao desânimo desistindo de lutar e se entregam à morte. Retrato fiel do que muitas vezes acontece na atual sociedade.

        Estar no topo, na condição de turista, significa aproveitar ao máximo esse privilégio, independente da ética ou da justiça, pois o medo da decadência social que poderia levar à condição de vagabundo é maior que o sentimento de compaixão pelo ser humano.  O que mostra, em síntese, o quão difícil é despertar a sonhada solidariedade espontânea.

O Estado tem recursos suficientes para dar qualidade de vida a todos, mas concentra a riqueza nas mãos de poucos, sempre subjugando os que estão em posição inferior, deixando que lhes falte o essencial para a sobrevivência. O sistema mostra que o poder estará sempre concentrado nas mãos dos mais fortes. Aos mais fracos resta somente a expectativa de uma vida e morte miseráveis. Uma sociedade globalizada, com os melhores recursos disponíveis e ainda assim, falta a capacidade de lidar com o todo.

        A mensagem na forma da criança é a esperança em um mundo novo.  Como dito no filme: “a educação é o caminho!”, portanto a menina é a oportunidade de transformar a realidade se uma nova forma de educação for adotada para as futuras gerações.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com