TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALOGIA DO FILME “A LAVANDERIA” COM O NEOLIBERALISMO

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Analogia do filme “A Lavanderia” com o Neoliberalismo

Discentes: Amanda Santos Menezes e Caroline Zanuzzi Dalbosco 

Docente: Vanessa Menezes

Unidade Curricular: Globalização e Estratégia

         A teoria do Neoliberalismo prescreve a mínima intervenção do Estado na economia, ou seja, defende a liberdade da sociedade nos setores econômicos e políticos objetivando o desenvolvimento econômico. De acordo com o site do Toda Matéria (2020), algumas das características do Neoliberalismo são “privatização das empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais, abertura econômica para entrada de empresas multinacionais, adoção de medidas contra o protecionismo econômico e redução de impostos e tributos cobrados indiscriminadamente”.

        Com toda certeza essa mudança trouxe inúmeros pontos positivos para todos: comerciante e consumidor. No entanto, surgiram alguns pormenores com o passar dos anos, nos quais as pessoas utilizaram desse benefício para praticar a corrupção.

        O filme “A Lavanderia”, de Steven Sodebergh, retrata um pouco do que acontece no Neoliberalismo retratando de forma ilustrativa e real a lavagem de dinheiro que existe no mundo todo. Após um acidente de barco em que algumas pessoas acabam morrendo, a esposa de uma das vítimas vai em busca do seguro que tinha direito e acaba descobrindo que na verdade essa seguradora não existe, é um offshore (empresa que é aberta em outro país com a intenção de reduzir os impostos pagos).

        Ao decorrer do filme acontece várias situações que nos mostram que essa liberdade que o Estado nos oferece, nos dá brecha para o desvirtuamento das pessoas buscando sempre ganhar mais pagando menos e de forma ilegal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com