TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALOGIA DO FILME “ TEMPOS MODERNOS” COM A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  14.428 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Administração

ANALOGIA DO FILME “ TEMPOS MODERNOS” COM A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Nome: Flávia Martins do Nascimento RA: B55204-2 Turma: AD1Q33

São Paulo, 2012

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Administração

ANALOGIA DO FILME “ TEMPOS MODERNOS” COM A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

       Trabalho solicitado pela professora Silvia Helena Dainezi,   responsável pela disciplina de Evolução do Pensamento Administrativo, para complemento de avaliação.

São Paulo, 2012

SUMÁRIO

Resumo--------------------------------------------------------------------------------------------------04

      Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------05

           Analogia do filme---------------------------------------------------------------------------06

                    Conclusão------------------------------------------------------------------------------08

                              Bibliografia--------------------------------------------------------------------09

                                    Anexos---------------------------------------------------------------------10

RESUMO

O filme “Tempos Modernos” dirigido pelo protagonista Charles Chaplin com duração de 87 minutos, gênero comédia, foi lançado em 1936 nos E.U.A e aborda a revolução industrial como tema principal.

Trata-se de um operário que sofre um colapso pelos movimentos repetitivos, além de ser cobaia de um experimento que daria continuidade à produção durante o horário de almoço dos funcionários. Após voltar do hospital encontra-se desempregado e no meio da greve de operários onde é confundido como líder de um sindicato em prol à melhorias de qualidade de trabalho e é preso.

O filme possui fortes críticas à sociedade capitalista nos anos 30 no século XX, à industrialização e  mecanização de mão-de-obra, que causava desemprego e fome e critica também o sistema “Fordismo e Taylorismo” – produção em grande escala e produção sobre encomenda, respectivamente.

INTRODUÇÃO

A abordagem clássica de Taylor e Fayol se torna motivo de crítica no filme “Tempos modernos” de Charles Chaplin, onde aspectos como a produção em grande escala, causando stress nos operários, o desemprego evidente dos maquinários, e o aumento da criminalidade  são narrados em cada cena.

O objetivo especifico desse trabalho é fazer uma analogia do filme com a abordagem clássica da administração, relacionando as cenas com as teorias de acordo com os princípios da Organização Racional do trabalho e analisando sua contemporaneidade e sua validade nos dias atuais.

ANALOGIA DO FILME “ TEMPOS MODERNOS COM A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.

O principio da ideologia de movimento da racionalização industrial consiste em separar o pensar e o fazer, ou seja, o nível de produção depende da remuneração, o homem é um instrumento de trabalho.

No filme “ Tempos Modernos” se evidencia as características da Administração Clássica  de Taylor e Fayol, satirizando e criticando a “ escravização” do operário. Logo na primeira cena é apresentado o personagem de Charles Chaplin, “ Carlitos” ,um operário que se encontra em uma linha de montagem, onde cada operário tem uma única função e  seus movimentos são sempre os mesmo e constantes, representando a presença  do  Fordismo da época. Os supervisores por sua vez, exigiam cada vez mais produção dos operários, voltando sua preocupação somente para o tempo e o desperdício de material. É nessa cena que se pode observar a relação do operário como extensão da máquina e não como um ser humano em si, já que os valores humanos não tinham a mínima importância, o foco estava na produção, o que deixa claro os princípios de Padronização das tarefas, Divisão do trabalho e conseqüentemente a Especialização.

Em seguida ocorre o invento da maquina que permitia os operários realizar suas tarefas e se alimentar ao mesmo tempo sem nenhum  tipo de esforço mental, na tentativa de evitar a “ vadiagem” e  a ociosidade,  gerando assim maior produtividade, o que ressalta o objetivo da teoria científica de Taylor, que era o aumento da produção com ênfase nas tarefas, onde as mesmas, seriam realizadas de forma rápida e eficiente. A partir disso Chaplin retrata o fator Tempo, onde os operários se quer tinha direito de pausa para troca de turno como para alimentação. Vale ressaltar que em todo o tempo “ Carlitos” não sabe o que está produzindo, sabe que tem que apertar as porcas, mais não sabe o porque. Isso fica claro com o conhecimento da abordagem fechada, na qual o subordinado não tem comunicação com a outra parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com