TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autocracia na Atualidade e a Influência das Redes Sociais

Por:   •  22/4/2023  •  Ensaio  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

A autocracia na atualidade e a influência das redes sociais

   No mundo em que vivemos, se falássemos de um regime autocrático estabelecido na Europa atual, tal como representado no filme “A Onda”, jamais diríamos que seria possível.

   Mas, o quão desenvolvido esteja o mundo, um regime autocrático sempre poderá ser estabelecido, e ainda mais possível quando em contacto com as tecnologias presentes. As redes sociais que conhecemos têm as suas vantagens de divulgar mais rapidamente a informação, mas na qual “fake news” são criadas, ódios sobre etnias e apoio a ideias extremistas ganham força.

   Em um regime autocrático e tal como no filme “A Onda”, como forma de ganhar apoio do público-alvo, o autocrata apresenta os problemas da sociedade, criando um bode expiatório, podendo assim as redes sociais servirem de base para conseguir o apoio necessário e causar um sentimento de união entre os apoiantes, onde existe um pensamento em comum e a necessidade de combate da causa colocada. Com isso, existe uma figura central que reúne cada vez mais apoiantes fascinados pela causa e que, em futuras eleições, aparentemente normais e democráticas, chega ao poder, limitando o público a propagandas positivas do partido e causando uma grande ênfase à figura central, uma disciplina e uma educação com base nas ideologias do partido, recorrendo à limitação de canais televisivos e de redes sociais, utilizando apenas como forma positiva.

   Tal como no filme, existem regimes autocráticos que aproveitam as redes sociais e a “media” como forma de propaganda política, como o exemplo da Rússia, que culpa geralmente o “Ocidente” pelos problemas enfrentados, utilizando as redes sociais e canais televisivos como meio de divulgação e incentivo ao ódio. Em Portugal, uma autocracia seria claramente possível, apesar de não existir uma clara intenção, mas com alguns comportamentos similares ao de regimes autocráticos, em que em campanhas políticas utilizam a fraqueza adversária para glorificar o seu partido.

   Concluímos assim, que, um regime autocrático sempre será possível, e que a existência das redes sociais, com exemplos utilizados, pode ser, acima de tudo, uma boa fonte de divulgação de propagandas políticas e incitamento ao ódio, recorrendo a bodes expiatórios e manipulando a população a seu favor.

Ivan Araújo / Nº10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com