TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Boa Filosofia

Artigos Científicos: A Boa Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  405 Visualizações

Considerações Finais

Desde muitos anos, as emoções no ambiente de trabalho foram pouco ou nada consideradas, pois eram caracterizadas como prejudiciais, nesse ambiente. A racionalidade que foi e ainda é muitas vezes almejada pelas organizações pode ser mais bem sucedida ao se buscar incluir os aspectos afetivos de seus membros. A tentativa de controle autoritário da emoções por meio de artifícios técnicos é pouco saudável e pode trazer prejuízos à organização.

Com o presente trabalho, portanto, pode-se constatar que o conhecimento das emoções e afetos no ambiente de trabalho pode ajudar no estudo do comportamento organizacional, pois sabemos que as emoções estão presentes nas relações de trabalho e influenciam bastante no desempenho dos funcionários.

As condições ambientais do trabalho são também aspectos importantes na manutenção do humor e afetividade do trabalhador. Essas condições podem ser físicas, temporais ou sociais e podem influir tanto no bem-estar do trabalhador quanto em sua saúde. Assim, torna-se urgente mudanças no nível dos processos organizacionais, com a melhorara do ambiente e das formas de organização de trabalho, ao invés de apenas no nível de afetividade das pessoas da empresa.

O profissional em psicologia pode intervir na organização e no ambiente de trabalho a fim de zelar pelo equilíbrio emocional das pessoas, as quais são parte importante da organização. Sua função envolve a integração e a inter-relação entre os membros da empresa, a fim de auxiliar, tanto na preservação das funções psicológicas de cada indivíduo, como também e, consequentemente, no bom desempenho da organização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com