TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISE UNIVERSAL DO FUTURO

Por:   •  22/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

A crise universal do futuro

        O trecho expõe o comportamento da sociedade em relação ao futuro, o qual sempre se almeja uma grande evolução com metas cada vez mais altas e imensuráveis. Com isso, o progresso que a humanidade vive nem sempre é suficiente ao ver do ser humano, pois o pensamento egoísta predomina e acaba nos cegando.  Acabamos esquecendo dos erros já cometidos e dos aprendizados adquiridos, deixamos de aplicar tais conhecimentos à espera de um futuro glorioso, o qual é movido apenas pela esperança e não por atitudes, é esquecido que o futuro é algo incontrolável.

A tragédia do "desenvolvimento"

        Com a visão e ambição por um futuro perfeito este tópico retrata do que somos capazes para alcançar este objetivo. A busca pela grandiosa evolução, onde não há falhas, torna-se algo incontrolável de maneira que sacrificamos grande parte de nossa bagagem de conhecimentos. Esquecemos e destruímos a história, as culturas e identidades, tudo em busca da utopia do sucesso no futuro.

Mal-estar ou mal de civilização

        Esta parte esclarece que a busca obsessiva por algo nos moldou de uma maneira da qual nem nos demos conta. Nos tornamos algo que desprezávamos, somos sinônimos de clichê. Vivemos em um mundo superficial e tecnológico e nos moldamos conforme o cenário, regras impostas pela sociedade são o que nos movem, e não mais a emoção. Ações mecanizadas que nos permitiram maiores conexões, porém estas são oscilantes e ocorrem a distância, deixando a emoção em um buraco negro.

O evangelho da perdição

        Faz refletir sobre as diversas visões que já tivemos sobre a religião ao longo dos anos. Até a religião sofreu e sofre constantemente evoluções, pois para ela continuar erguida precisa se moldar a nós, a civilização. É citado também no trecho a espera por uma melhora sob uma visão religiosa por uma vida melhor após a vida, mas ao invés de nos conformarmos com as dúvidas e incertezas, elas devem nos mover à busca de respostas.

Terra!

        A ideia de superioridade predomina o pensamento do ser humano, por já ter passado por evoluções e ter adquirido diversos conhecimentos sobre o planeta. Mas a visão de que o controle está em nossas mãos é mera ilusão de seres que não veem seu tamanho em relação ao gigantesco sistema em que estão inseridos. Deve-se ter consciência de que não conseguimos controlar todas variáveis do planeta e logo não somos os seres do topo desta pirâmide.

Conclusão

        Através da leitura e análise dos trechos do texto de Edgar alguns conceitos adquiriram nova forma na minha mente, principalmente em relação a ambição pelo sucesso. Acredito que algo fundamental para adquirir qualquer que seja o objetivo é não fechar a mente durante a caminhada até este, além de que erros já cometidos não devem ser enterrados, estes são conhecimentos, dos quais devemos utilizar com sabedoria. Nossos atos de hoje são reflexões do que seremos amanhã, em um futuro próximo, como também daqui a anos em um futuro distante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com