TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência do Direito

Por:   •  31/5/2022  •  Ensaio  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

5) Quais são as principais técnicas de pesquisa mencionadas pelas autoras Lakatos e Marconi no texto indicado> Dentre essas técnicas sabe-se que a pesquisa bibliográfica é preponderante no Direito. Na sua opinião, quais outras técnicas de pesquisa trariam mais diversidade e qualidade para as pesquisas jurídicas. Justifique.

 No texto indicado dos autores Lakatos e Marconi, as técnicas de observação, bibliográfica e documental são apontadas como principais, no direito a utilização da bibliográfica é mais acentuada pois fornece o embasamento teórico que sustentará a pesquisa. Principalmente, porque na pesquisa jurídica, necessita-se de uma forte argumentação e teses fundamentadas. Entretanto, há uma barreira que impede o avanço da pesquisa no campo do direito, e está diretamente ligada a esses mecanismos, de acordo com o mestre em filosofia, Marcos Nobre, ao discorrer sobre pesquisa jurídica no Brasil apontou que, “É um tipo de investigação cientifica que já possui uma resposta antes de perguntar ao material. Este é o problema. Eu não conseguirei avançar na pesquisa em Direito enquanto já souber a resposta antes de fazer a pergunta ao material, já que, quando tenho a resposta, eu só seleciono do material o que importa para defender o que eu já sei. Sem romper essa lógica, não teremos pesquisa em Direito no Brasil.”

Dessa forma, outras estratégias devem ser somadas aos estudos científicos com o fito de trazer maior qualidade à pesquisa, além de diversidade ao que se refere ciência jurídica. Em primeiro plano, com intuito de criar um cenário mais inovador para que o cientista tenha um maior contato com o tema e saía da zona de conforto, desvendando novos fatos mais profundos e enriquecedores, o modo de desenvolvimento utilizando a pesquisa de campo exploratória visa desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com o ambiente, ou modificar e clarificar conceitos, ideal para dispensar equívocos ou antigas concepções pré-estabelecidas. Em segundo plano, a entrevista, principalmente a despadronizada proporciona ao entrevistador maior liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada, assim haverá maior diversidade de respostas e consequentemente argumentos que expandem o horizonte intelectual.

 Por fim, a observação não estruturada por recolher e registrar os fatos da realidade sem que o pesquisador utilize meios técnicos especiais ou faça perguntas diretas, fornece um ambiente de investigação mais casual e concede uma desenvoltura mais espontânea. De maneira opinativa, somar e acentuar as técnicas de pesquisa de campo exploratória, entrevista despadronizada e observação não estruturada, trariam mais diversidade e qualidade para a pesquisa em direito. Outrossim, propiciar liberdade, espontaneidade e sobretudo instigar a exploração do tema são fatores que enriquecem o trabalho cientifico, encarar o contexto da defesa advocatícia e lidar com essa característica de forma à molda-la corretamente, resultará em conclusões engrandecedoras mesmo não sendo as inicialmente esperadas pelo cientista, e talvez, seja esse fato que as torne tão valiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (22.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com