TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Multiculturalismo

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura e Multiculturalidade

Pelo entendimento de João Maria Mendes, qualquer aproximação do Pentágono com intuito de solicitação de apoio financeiro para confeccionar algum curta ou longa metragem, ocorre uma união de interesses. A indústria cinematográfica, ainda mais no seu polo global em Hollywood, muitas vezes cria filmes com aporte financeiro militar ou governamental, dessa forma o filme é moldado de acordo com as diretrizes políticas dos envolvidos.

Em um primeiro momento, um roteiro bruto é revisto milhares de vezes para que se tenha total certeza de que os interesses de pessoas politicamente poderosas sejam cumpridos, em muitos filmes personagens, ações, diálogos e até conclusões já foram trocadas ou retiradas de longa. Um exemplo “militar” de difusão de uma fala foi no filme Iron Man, nele o diretor quis que um personagem militar falasse: “As pessoas se matariam pelas oportunidades que tenho”, entretanto, um diretor executivo de Hollywood que era envolvido com o Pentágono não permitiu que tal fala ocorresse. Pois não é permitido, pelo escritório do Pentágono, uma referência suicida à um militar americano.

Como já difundido pelo mundo, a indústria cinematográfica de Hollywood é a mais influente do mundo e quase todos os filmes gravados e realizados em seus sets são receitas de sucesso de bilheteria e público. E com tanta visibilidade, muitos longas são utilizados como arma política e polarizadora de ideais, uma arma que transborda por todo o globo e por isso muito eficaz. Ideologias americanas são carregadas para todos os países que recebem esses longas e quem os vê diversas vezes esquece de sua própria cultura, mal sabe como andas seu país e absorve de maneira “positiva” um ideal americano, um capitalismo adquirido quase por osmose. O termo “american way of life” não é mais divulgado em cartazes, internet ou filmes, porém seu ideal nunca foi tão difundido pelo planeta, essa maneira de ser aprece em filmes de todos os gêneros e de um jeito delicado ele cativa os que o assistem.

Em sua conjectura, estamos diante de um aparato de propaganda vasto, militarizado, político e idealista, onde a o meio pelo qual ele mais opera é pela indústria cinematográfica dos Estados Unidos da América.

E eles não agem como um censor oficial disso, já que os roteiros e scripts são tomados voluntariamente por produtores e roteiristas, porém exercem influência gigante sobre o tipo de narrativa e imagem que as pessoas assistirão nas telas, muitas vezes essas influências mudam narrativas relacionadas ao próprio EUA como à outros países que eles queiram idealizar e mudar. Em uma nação acostumada a usar seu poder militar em todo o globo, o uso da cultura popular do cinema para estimular apoio aos seus ideais precisa ser visto como algo urgentemente grave e dominador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com