TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISPOSIÇÃO PERVERSA POLIMORFA NA SEXUALIDADE, SUAS MANIFESTAÇÕES E PROIBIÇÕES: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA QUER E PSICANÁLISE

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A DISPOSIÇÃO PERVERSA POLIMORFA NA SEXUALIDADE, SUAS MANIFESTAÇÕES E PROIBICÕES: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA QUEER E PSICANÁLISE.

Autores: Vinicius Martinucho Godeguezi, UNESP (Bauru)
Patricia Porchat Pereira da Silva Knudsen, UNESP (Bauru)

        A teoria queer é uma teoria pós-estruturalista que propõe o questionamento e desconstrução de padrões sociais de sexualidade, gênero, raça e de toda classificação que crie a exclusão de indivíduos. Segundo esta teoria, a sexualidade é classificada e ensinada por dispositivos históricos de poder que a fazem heteronormativa e pretensamente natural. Freud, nos Três Ensaios para a Teoria da Sexualidade apresenta a ideia de disposição perversa e polimorfa, invertendo a compreensão do caráter patológico das perversões sexuais e afirmando que a sexualidade "normal" também possui elementos “perversos”. Além disso, apresenta o conceito de sublimação como um desvio do alvo da pulsão sexual que a possibilita obter satisfação em outros alvos não sexuais, dando origem a feitos culturais de caráter social e civilizatório. Este trabalho buscou a aproximação entre teoria queer e psicanálise através da ideia de disposição perversa polimorfa, de sublimação e da discussão queer sobre o controle social da sexualidade, constituindo uma pesquisa teórica conceitual e de revisão bibliográfica. Apesar das diferenças entre as teorias, interessantes aproximações puderam ser feitas. Em Epistemologia do Closet, Sedgwick faz referência às evoluções na compreensão da homossexualidade possibilitadas pelas ideias freudianas de desejo multiforme e bissexualidade constitutiva. No “Manifesto Contrassexual” de Preciado, foi possível constatar que a autora queer faz uma leitura um tanto diversa da teoria psicanalítica sobre o fetiche. A ideia de Bourcier de Queer Zones como espaços para manifestações artísticas e de novos saberes sobre o sexo pode estar próximo da idéia psicanalítica de sublimação, considerando o contexto do debate contemporâneo sobre o sexo. Conclui-se que, apesar da distância temporal e epistemológica entre as reflexões queer e freudianas, a psicanálise tem, na ideia de disposição perversa polimorfa e na sublimação, possibilidades interessantes de aproximação com a teoria queer.

Palavras-chave: psicanálise; teoria queer; sublimação; sexualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com