TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Sexualidade Infantil

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        4

a) Aspectos Identificados da Teoria da Sexualidade Infantil        4

b) Aspectos Identificados do Completo de Édipo        4

c) Aspectos Identificados da Formação dos Sintomas        5

CONCLUSÃO        6

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

INTRODUÇÃO

De acordo com o texto do “Caso Hans” retirado do “Volume 10” das “Obras Completas de Sigmund Freud”,  podemos identificar alguns aspectos sobre a Teoria da Sexualidade infantil, o Complexo de Édipo e a formação dos sintomas que segue.

DESENVOLVIMENTO

  1. Aspectos Identificados da Teoria da Sexualidade Infantil

        Hans tinha uma obsessão pelo falo (pipi), que demonstrava uma inveja do pai inconscientemente.  Por várias noites ia dormir com os pais, principalmente nos momentos que sentia algum medo, criando um estímulo erotizado inconsciente.

Hans era um menino que demonstrava seu lado sexual aflorado, pois, em todo lugar que ia ficava imaginando se essas pessoas tinham também um pipi, procurando freqüentemente em animais.

Ele apresenta alguns traços de homossexualismo, que foi percebido a principio, no momento em que a mãe diz à ele que cortaria o pipi dele se ele não parasse de mexer, e o mesmo diz não se importar. No mesmo instante a mãe o questiona a respeito por onde ele faria o pipi (xixi) ele responde “pelo lado de traz” sem qualquer reflexão. E também em uma vez que o foi perguntado “Das meninas, de que você gosta mais?” ele declara que gostava mais do amiginho Fritzl.

Em uma determinada época Hans apresenta alguns sonhos que demonstram claramente o seu desejo de estar com sua amiga, pois enfatizava o fato de estarem juntos e depois querer dormir com ela. Lembrando aqui o sonho do jogo em que cada um sorteava o outro amigo para pagar uma prenda, e ele desejava que uma das amigas Berta ou Olga o pedissem para ele urinar, na qual uma delas teria que ajudá-lo.

Tem também a passagem em que o Menino Hans se apaixona por uma garota que freqüentava o mesmo restaurante que ele, e ele ficava apreensivo todos os dias com o desejo de vê-la.

  1. Aspectos Identificados do Complexo de Édipo

Quando ele quer dormir com a mãe e o pai não deixa, Hans faz chantagens para conseguir o que quer.

Em outro momento, quando a mãe vai limpá-lo e não passa o talco em seu pipi, ele a questiona o porque não faz, isso mostra o quanto ele queria tomar o lugar do pai, o fato da mãe tocar no pipi seria uma forma de mostrar o poder que ele também tinha, assim como ele imaginava do pai.

Quando sua irmã nasce ele percebe que pode ser o fim dessa relação amorosa entre o pai e a mãe, e chega a desejar que a irmã morra, pois assim manteria seu lugar no relacionamento.

Outro aspecto é quando a carroça cai, o barulho que Hans escuta ele associa como se o pai estivesse caindo, incoscientemente chega a desejar que o pai morra, para que fique só para ele a mãe, tentando mais uma vez tomar o lugar do pai.

  1. Aspectos Identificados da Formação dos Sintomas

Em primeiro momento o medo do cavalo, apesar de gostar dos cavalos, na realidade, o que vemos é que ele transferiu o medo do pai castrador para o animal, e consequentemente, a mordida do cavalo seria uma castração do pai.

Depois o medo de qualquer animal grande que via, pois todo esse processo na cabeça de Hans era difícil de processar, gerando assim a neurose que o levou a esse medo de tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com