TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença Existente Entre A Metafísica Aristotélica?

Pesquisas Acadêmicas: A Diferença Existente Entre A Metafísica Aristotélica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

AD3 Filosofia e Etica

1- A diferença existente entre a Metafísica Aristotélica e seus predecessores e que Aristóteles não julga o mundo das coisas sensíveis, ou a natureza, um mundo das coisas sensíveis, ou a natureza, um mundo aparentemente e ilusório. Contrariamente é um mundo real e verdadeiro cuja essência é, justamente a multiplicidade de seres e a mudança incessante.Aristóteles também considera que a essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos e de suas ações não está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, onde as coisas físicas ou naturais existem e onde as coisas físicas ou naturais existem onde vivemos. As essências diz Aristóteles, estão nas próprias coisas, nos próprios homem, nas próprias ações é tarefa da filosofia conhecer ali mesmo onde existem e acontecem.

2-

Matéria e Forma

A Matéria refere- se ao elemento relacionado as coisas da Natureza tais como, os animais, os homens, os afetos são feitos, sua característica está em possuir virtualidades ou por conter em si mesma possibilidades de mudanças e transformação. Enquanto representa aquilo que torna individual e determina uma matéria, mostrando que pode existir as coisas ou os seres particulares, sua característica é ser aquilo que uma essência é num determinado momento, pois a através da forma que se atualiza as virtualidades existentes na matéria.

Potência e Ato

Quando uma coisa está pautada em potência essa coisa tende ser outra, como exemplo uma semente, uma árvore em potência. Uma coisa que está em ato é algo que já estava existente , como se pode citar uma árvore é uma semente em ato, pois é uma árvore. Se torna interessante acreditar que todas as coisas, mesmo sendo em ato, também são em potência, ou seja ,uma árvore , uma semente em ato, também é uma folha de papel ou uma mesa em potência. A única coisa que se pode considerar ser totalmente em ato e o Ato Puro, que Aristóteles identifica como bem. Acredita- se que esse ato não representa nada em potência, nem o que é a realizado de potência alguma. Ele está sempre igual a ele mesmo não se antecede de outra coisa.

Essência e acidente

Aristóteles faz a distinção, da essência e os acidentes em alguma coisa.

Ele considera que a essência é algo sem o qual aquilo não pode ser o que é; é o que dá identidade a um ser, e sem a qual aquele ser não pode ser reconhecido como sendo ele mesmo (por exemplo: um livro sem nenhum tipo de história ou informações estruturadas, no caso de um livro técnico, não pode ser considerado um livro, pois o fato de ter uma história ou informações é o que permite o ser identificado como "livro" e não como "caderno" ou meramente "maço de papel").

O acidente é algo que pode ser inerente ou não ao ser, mas que, mesmo assim, não descaracteriza - se o ser por sua falta (o tamanho de uma flor, por exemplo, é um acidente, pois uma flor grande não deixará de ser flor por ser grande; a sua cor, também, pois, por mais que uma flor tenha que ter, necessariamente, alguma cor, ainda assim tal característica não faz de uma flor o que ela é).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com