TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doutrina da Reminiscência

Por:   •  3/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como se pode interpretar o sentindo e a importância da doutrina da reminiscência?

Platão utilizou pressupostos da maiêutica socrática (questionamentos sucessivos) para estimular a prática da reminiscência ou anaminese tendo por objetivo de recordar os conhecimentos que obteve acesso em algum momento, mesmo em momentos anterior à encarnação no corpo. Desse modo, a reminiscência explora que o conhecimento é inato e pré-existente surgimento da própria vida e por isso os indivíduos, quando bem conduzidos, conseguiriam trazer à mente as ideias, os conceitos e as definições a partir de si mesmos.

Neste contexto, o papel de alguém que se proponha a conduzir a prática pedagógica não deveria ser o de ensinar, transmitir conhecimentos, mas sim conduzir, de forma dialética o indivíduo ao questionamento de modo a recuperar o conhecimento que está dentro de si e por si.

A importância dessa teoria que permitiu uma análise sobre a vida humana e a partir dela a busca pelo conhecimento a partir de si mesmo, permitindo ao indivíduo contemplar as ideias e estimular as práticas de autoconhecimento.

2) qual o sentindo do dualismo platônico?

O dualismo platônico é usado para explicar a teoria do conhecimento de forma geral, a partir da criação de dois mundos um das ideias e outros dos sentidos. A partir deste conceito divide os conhecimentos em duas vertentes: a verdade absoluta e a realidade imperfeita.

Desse modo, estabelece uma concepção de visão geral do mundo entre inteligível (realidade imutável ) e sensível (todas as coisas que nos afetam os sentidos ) com percepções diferentes quando observados a partir de cada um deles.  

3) Como se caracteriza o processo de libertação do prisioneiro

O processo de liberação passa a ser caracterizado a partir do momento em que o indivíduo passa a reagir diante de sua acomodação e a ser estimulado pela curiosidade. Neste momento, passa a buscar explicações fora do seu mundo, a fim de conseguir respostas aos seus questionamentos. A ruptura da inércia passa a ser dolorosa a medida que identifica que o estado de letargia dificulta sobremaneira a assimilação dos novos conhecimentos. A medida que se adapta as novas

4) qual o sentindo da missão política-pedagógica do filósofo

O filosofo busca pensar/refletir sobre a realidade. Dessa maneira, tem por missão fazer pensar sobre a realidade e as debilidades a que está submetida à educação, provocando o debate e, em consequência, a busca por melhores alternativas ou soluções.

Nome da Instituição : UFF – APU – CGR - Nome do curso: Administração Pública

Disciplina: Filosofia e ética - Nome do Aluno:  Anderson José de Souza

Polo: Campo Grande - Matricula 19113110018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com