TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dúvida Metódica

Por:   •  5/4/2019  •  Dissertação  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Rene Descartes

Rene Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês. Criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Realizou diversos trabalhos na área da filosofia, ciências e matemática. Relacionou a álgebra com a geometria, fato que fez surgir à geometria analítica e o sistema de coordenadas, conhecido hoje como Plano Cartesiano.

Dúvida metódica

 A dúvida metódica trata-se de um exercício da dúvida em relação a tudo o que Descartes conhecia ou pensava até então ser verdadeiro.

 É conhecida assim porque vai se ampliando passo a passo, de maneira ordenada e lógica e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem de que o mundo existe.

 A primeira coisa que quebra essa dúvida é o cogito, que seria a frase conhecida “penso, logo sou”, a certeza de existir como coisa pensante enquanto pensa.

O racionalismo de Descartes resultou no questionamento em relação ao mundo e tudo o que ele faz parte, o filósofo começa duvidando de tudo, diante disso ele supõe que todas as coisas são falsas e não existente. Partindo desse começo, ele se compromete a se afastar de tudo que foi estabelecido como certo, despreza todos os sentidos, para conseguir recomeçar do zero. Descartes queria uma certeza por meio do método, portanto para não correr o risco de errar, ele assume que absolutamente nada existe no mundo, nem ao menos o céu e a terra.

Pelo método, Descartes assumirá que tudo no mundo é falso, qualquer indivíduo ou coisa seria apenas alucinações do espírito. Depois se convencerá que seria capaz de produzir esses pensamentos, que até então eram considerados falsos, para comprová-los. Depois retomaria suas dúvidas iniciais, as hipóteses de que os espíritos e corpos não existem, para em seguida constatar que se o ser humano pensa, ele existe.

Depois de seguir seus procedimentos para definir o que é e para não confundir com outras coisas, ele manterá apenas aquilo que não há dúvida alguma, e chegará a conclusão que é um homem com corpo e alma separados. Com essa conclusão, Descartes chega ao cogito, que seria a famosa frase “penso logo sou” e com isso comprova a sua existência e chega ao fim da dúvida metódica.

Com todo esse processo pela busca da certeza, Descartes revoluciona a filosofia, pois ele desconstruiu tudo aquilo que nós sabíamos, assumiu que tudo era falso ou apenas uma sonho, duvidou até mesmo da própria existência, e tudo isso para chegar em uma certeza sólida, sem resíduos de dúvidas alguma.

Bibliografia

http://paulosmacedo.blogspot.com.br/2013/04/a-duvida-metodica-de-descartes.html

https://www.todamateria.com.br/descartes/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com