TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETICA NAS ORGANIZAÇÕES

Monografias: A ETICA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 7

A ética nas organizações

1. De acordo com o texto, existem várias motivações positivas para o crescente interesse quanto à ética empresarial. No entanto, uma dessas motivações, o modismo, ao invés de contribuir para a criação de uma efetiva cultura ética nas organizações, tende a criar um quadro desfavorável para a implementação dessa cultura. Comente, justificando, o ponto de vista da autora.

2. Em que medida “o administrador desempenha papel decisivo para que a empresa converta-se em um verdadeiro espaço ético”?

3. Dentre os pontos destacados no texto como necessários para o “desenho de uma ética nas organizações”, o último afirma: “identificar quais são os valores éticos da sociedade na qual está inserida a organização e quais os direitos que essa sociedade reconhece às pessoas”. Qual a importância de se identificar esses valores?

4. Como o artigo apresenta a questão da ética nos negócios no Brasil?

Todos os dias se vê nos noticiários questões sobre corrupção em todos os setores políticos do país, dezenas de CPIs[1]são instauradas anualmente, porém não se vê atos punitivos para esses casos, e cada vez mais, a sociedade toma consciência da falta de qualquer princípio ético dentro da política.

Mas muito embora a política no Brasil a cada dia surpreenda mais os cidadãos, sabe-se que desde sua descoberta essa terra é agredida por fatos totalmente contrários ao que é considerado ético. Ao começar pela chegada dos europeus e conseqüente escravização dos índios, além da imposição sistemática de novas crenças religiosas e costumes, com o único objetivo de explorar as riquezas do novo lugar descoberto. A exemplo da extração da madeira do pau-brasil, onde a principal mão de obra para corte e transporte era indígena e os índios recebiam como pagamento objetos sem valor para os portugueses, seguida pelo período colonial, onde o Brasil como colônia de exploração existia primariamente para desenvolver a metrópole – Portugal – fosse através do extrativismo, de práticas agrícolas (açúcar, café, borracha), ou sendo um local de comércio e consumo. Com isso, Portugal além de enriquecer, tornava-se forte diante dos outros paises da Europa, que mantinham suas colônias em outras áreas na América Latina.

5. Comente e justifique a seguinte passagem do texto: “Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática.”

Este deve praticar e concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo

A alma da empresa: mito ou realidade?

6. De acordo com Lipovetsky, enumere e caracterize os quatro grandes fatores que estão na base da nova ascensão do parâmetro ético.

A renovação ética acontece no sentido de recuperar parâmetros perdidos com a falta de paradigmas. No entanto, essa renovação liberta-se do peso da antiga idéia de Ética, para adotar o modelo inteligente de Ética que busca uma medida justa à época histórica e às circunstâncias de fato.

Diante disso, surgem questões como a consciência verde, a bioética e tudo aquilo vinculado às novas tecnologias na consciência humana. Logo, o tema sobre a mídia (“o quarto poder”) surge nas linhas subseqüentes, pois ao invocar a Ética no meio midiático, conjuntamente se encontram os efeitos que essa Ética está a provocar na relação da mídia com os seus profissionais e demais indivíduos. Simultaneamente cresce a imprensa sensacionalista, surgem matérias de pouca qualidade, escândalos e imagens de todo o tipo. Os dois lados da moeda midiática se apresentam no mesmo espaço.

7. A promoção de uma cultura empresarial ética depende da adesão dos empregados, mas as ações para implementar esse engajamento podem gerar efeitos inversos. Explique.

8. Quais razões levam Lipovestky a considerar que a questão ética nas empresas não se resume a mero modismo?

9. Para o autor, uma instrumentalização da ética é algo necessariamente negativo e que deve ser rechaçado? Justifique.

10. De acordo com o texto, podemos afirmar que uma verdadeira ética nos negócios precisa ser necessariamente desinteressada das determinações econômicas? Justifique.

Site Ethos

11. Em que medida podemos considerar o site Ethos como ferramenta pró ética?

O Pró-Ética busca dar visibilidade às empresas que compartilham a ideia de que a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido não só pelo governo, mas também pelo setor privado e por toda a sociedade. Ao aderir ao cadastro, a organização assume o compromisso público e voluntário, perante o governo e a sociedade, de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção, em favor da ética nos negócios.

O Pró-Ética faz parte de um conjunto de ações voltadas para prevenir a corrupção e promover a ética e a integridade no meio corporativo e representa um marco para novos tempos nas relações entre Estado e setor privado, assim como nas relações entre empresas e sociedade.

12. Quais as propostas centrais e a missão do ETHOS?

missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável” .

O Instituto Ethos, com a finalidade de disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajuda as instituições a compreender e incorporar o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável, implementar políticas e práticas que atendam a critérios éticos, assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades, demonstrar a seus acionistas (pessoa física ou jurídica, proprietária de ações) a importância de um comportamento socialmente respeitável, identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum e, finalmente, a prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável.

13. O que é e para que serve a ferramenta Indicadores Ethos?

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com