TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etca Na Visão Dos Grandes Mestres Da Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: A Etca Na Visão Dos Grandes Mestres Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  8.383 Palavras (34 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 34

A ÉTICA NA VISÃO DOS GRANDES MESTRES DA FILOSOFIA

Apresentação

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego  e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito"), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.

Origem dos estudos éticos

Os estudos éticos surgem na Grécia antiga, tendo dois pontos essenciais que colaboraram e possibilitaram seu surgimento com reflexão. O contexto da sociedade grega favoreceu para o surgimento de reflexões sistematizadas a cerca da ética. Uma pergunta que irá ocorrer a qualquer um que estude a história da filosofia grega será porque ela atinge seu esplendor teórico justamente no momento de sua decadência material. Sócrates, Platão e Aristóteles vivem justamente no momento que a sociedade grega em geral, e a ateniense em particular, vive seu ponto mais baixo, cuja culminação será a unificação e dominação dos helenos pelos macedônios de Filipe e Alexandre. A filosofia que antecede aos sofistas é marcada por uma compreensão da identidade entre ser humano e ser cidadão, tão profunda que a hipótese de uma dissociação entre o bem individual e o bem comum sequer é formulada, é entendida como dado da realidade e premissa básica de qualquer reflexão sobre o ser humano. O fruto filosófico deste período atribulado são os sofistas, geralmente acusados pelos seus adversários de destacar o conhecimento de sua base moral, ensinando que qualquer discussão poderia ser vencida desde que utilizados os meios corretos.

A Ética Cristã

Ética cristã são os princípios estabelecidos e considerados pela Igreja Católica como o objetivo de tornar os ensinamentos da Igreja como padrões para agis na sociedade, nos relacionamentos interpessoais e na vida. Um dos maiores instrumentos para representar a ética cristã é a Bíblia, é através dela que os fiéis podem se guiar para saber como agir com a ética estabelecida pela Igreja Católica. Uma vez que a ética é o estudo das questões relativas ás ideias e normas de conduta na sociedade, a ética cristã é a regulamentação dessas normas sob a visão a Igreja. A ética cristã é quando o individuo procura viver sua vida sob os ensinamentos de Jesus, seguindo os mandamentos, vivendo de acordo com o que a sua religião prega com normas de conduta correta, uma vez que consideram que elas foram estabelecidas por Deus, para serem seguidas.

A Ética segundo Sócrates

Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates foi inovador no método e nos tópicos em que ele abordou. Sua contribuição à filosofia ocidental foi essencialmente de caráter ético. Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental, conhecer a respeito do homem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros.

Para ele o que era certo para um, valia para todos e da mesma forma o que era errado para um, era para todos.

Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e o bom era útil para felicidade. O homem que errava, errava por ignorância, por isso precisava ser ensinado.

Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham de Deus e eram impostos aos homens.

Quem desobedecesse a essas leis, era contrário a Deus, assim como à ética e a moral; eram ignorantes.

Ele acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma intelectual e pregava que bens eram úteis se produzissem felicidade, e que virtude e sabedoria eram bens supremos e que através deles viriam outros bens.

Em resumo quando o homem conhece o bem, não pode ignorá-lo, por outro lado, praticando o bem, sente-se dono de si e é feliz. Pois bem, Sócrates erigiu uma linha de pensamento autônoma e originária que se voltava contra o despotismo das palavras, interagindo e reagindo ao movimento dos sofistas, muito em voga nesse período da história grega.  Seu método maiêutico era baseado na ironia e no diálogo, tendo como finalidade uma parturição de ideias. Logo, para Sócrates, todo erro é fruto da ignorância e toda virtude é conhecimento. Daí a importância de reconhecer que a maior luta humana deve ser pela educação e que a maior das virtudes é a de saber que nada se sabe. A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Ao contrário de fomentar a desordem e o caos, a filosofia de Sócrates prima pela submissão, ou seja, pelo primado da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com