TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia

Dissertações: A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

PAGINA 43

1- Milagre Grego: atesta que a Filosofia surgiu na Grécia repentinamente, rompendo imediatamente com o mito. Outras teses para explicar a origem da Filosofia:

Orientalismo: afirma que a Filosofia surgiu no oriente e foi apenas adaptada pelos gregos.

Fatores Históricos: acredita que Filosofia tenha surgido na Grécia gradativamente e que, paulatinamente, foi substituindo a mitologia.

2-A importância da ágora era que nesse lugar os cidadãos se reuniam para discutir a vida da cidade e tomar decisões importantes como as políticas, davam direito de cidadania às pessoas, tornando a cidade democrática.

3- O governo de Atenas era exercido pelos cidadãos, que ocupavam os cargos públicos, participando diretamente de todas as decisões e votações, sem representantes. Por essa razão, designamos a democracia ateniense direta.

4-Os primeiros filósofos centram sua atenção na natureza e elaboram concepções de cosmologia procurando o princípio constitutivo do Universo. As respostas são várias: para Tales é a água; Anaxímenes, o ar; Demócrito, o átomo; Empédocles, os quatro elementos; terra, ar, água e fogo; Pitágoras, o número.

6-sim, pois uma pessoa analfabeta ao ver uma noticia por escrito por exemplo, obvio que ela não vai compreender nada do que esta em pauta, com isso a opinião(ou critica) dela se torna praticamente nula, já que se ela não sabe o que está acontecendo, como ela pode expressar sua critica sua opinião.

7-Creio que seria os lugares de debates em geral, ou seja: praças, assembleias, escolas e até mesmo a internet, em geral todos os lugares onde se pode debater sobre nossa sociedade.

9-A ágora era uma praça pública situada dentro da polis (cidade) onde as pessoas se reuniam para discutir variados assuntos. Assim, a argumentação, principal característica da filosofia, foi sendo incentivada. (Foi assim que a filosofia “nasceu”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com