TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia No Contidiano

Monografias: A Filosofia No Contidiano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Instituição: Universidade Tiradentes

Curso: Engenharia de Petróleo

Disciplina: Filosofia e Cidadania

Docente: Jadson Tavares De Jesus

Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)

Produto: Síntese de Reflexões – I Unidade

Estudante: Maria Girlaine dos santos

Pode-se conceituar filosofia como sendo o simples modo de pensar de qualquer ser humano. A sua filosofia de vida é constituída por suas idéias, seus ideais e seus valores.

Foi através dos filósofos que a interpretação sobre o mundo se aprofundou e foram lançadas as sementes do que resultou modernamente na ciência contemporânea. Além da Filosofia, é preciso distinguir e destacar a Teologia, como a busca do conhecimento das coisas que remetem a humanidade para as questões transcendentais.

Assim como os filósofos é preciso que a sociedade esteja sempre aprendendo, sem jamais parar de buscar novos conhecimentos.

Há algum tempo, conseguir um lugar em nossa sociedade, sem o estudo, era algo difícil. Hoje, conseguir sucesso pessoal e profissional, sem o estudo, é quase impossível. Vivemos em uma era do conhecimento e a sociedade é aprendente.

Segundo o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975) A grande novidade da existência humana se faz pelo fato de alguém vir a este mundo e ter que fazer uma travessia realizadora. Sua passagem vai se constituir em uma permanente atividade de transformação de si e de seu mundo, através do labor, do trabalho e da ação.

A condição humana individual se dará sempre a partir de um contexto de mundo pré e pós-existente à sua chegada e à sua partida. A sua vida se constituirá no “intervalo de tempo entre o nascimento e a morte” (ARENDT, 2007, p. 108).

O ser humano é o único ser que tem a tarefa de arrumar o mundo para nele se inserir. Esta é a razão pela qual ele busca o conhecimento. Vai depender da forma como ele percebe o seu mundo o tanto que ele vai avançar no seu desenvolvimento pessoal e coletivo. O conhecimento sempre resulta da relação do homem com o mundo.

Durante muito tempo, a humanidade se manteve num processo lento de desenvolvimento por perceber o mundo pela ótica do sagrado, intocável e imutável. Hoje, ele reduz a natureza e o mundo todo a meros objetos, submetidos aos seus caprichos e interesses predatórios. Há que se buscar a ideologia subjacente a todo produto científico.

Contrariando o cientificismo os aparelhos de ideologização em poder dos donos do mundo têm uma força sem medida para fazer a cabeça das massas populares.

Diante do exposto, para que homens e mulheres que abrigam uma sociedade tornem-se cidadãos conscientes, lúcidos, e comprometidos com as transformações que move o mundo, é indispensável a buscar insaciável pelo conhecimento. É preciso manter vivo dentro de cada ser a inquietação e o mecanismo de reflexão e critico. Pelo fato do mundo esta em constantes mudanças, é cada vez mais preocupante inserir e treinar a população para que sejam cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com