A Filosofia do Direito e Direitos Humanos
Por: Beatriz Lucas • 3/11/2020 • Dissertação • 553 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
A1- Filosofia do Direito e Direitos Humanos
Nome: Beatriz Lucas do Nascimento
Ra:1532130
- Explique o significado e a influência da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen.
R- A teoria de Kelsen refere-se ao positivismo, apresentando então o direito e a justiça como antagônicas e independentes uma das outras. Tendo como principal elemento construir uma ciência jurídica ‘’pura’’ isto é livre de qualquer ideologia social.
Para ele ponto primordial são as normas e com essa teoria proporciona autonomia, objetivo e neutralidade ao direito. Sendo vista uma influência desta teoria nas jurisprudências e doutrinadores.
2) Quais as bases da chamada doutrina utilitarista inglesa no pensamento jusfilosófico?
R- Para Jeremy Bentham refere o utilitarismo visando na necessidade de ter um instrumento de decisões da ação, pensa em uma teoria da pratica e da ação moral fundamental para ética para bem comum. Ele pensou em uma moral consequencialista, ou seja, que visa às consequências das ações morais em detrimento das própria ação moral. Nesse sentindo o que importa será o resultado de certa ação, que o agente moral estará atento ao que vai acontecer se algo fizer, também abrindo brechas para agente moral possa e realizar certas ações que muita das vezes condenadas pela ética, como mentira.
3) Discorra sobre a participação, na doutrina de Santo Agostinho e de São Tomás Aquino, dos princípios jusfilosóficos da Grécia Antiga Clássica.
R- Santo agostinho relaciona as ideias de Platão pois defendia que as almas aprendiam a reminiscência. Referindo então que todos já sabiam tudo o que precisavam, pois antes de encarnarem, contemplavam a forma perfeita de todas as coisas, no mundo das ideias. Sendo entre as principais ideias de santo Agostinho, defender a forma perfeita de todas as coisas e da filosofia era a de que, sim, há uma forma perfeita de tudo o que existe, mas na mente de Deus. O domínio era pensamento cristão marcava a existência da luta do bem contra mal estabelecendo deus como centro de tudo.
São Tomás Aquino baseia na filosofia aristotélica uma da suas ideia central a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para ele, embora esteja subordinada à fé, a razão funciona por si mesma, segundo as próprias leis. Basicamente é, que o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus.
4) Identifique e contextualize a fonte do pensamento ético na busca pela Justiça em Cícero.
R- Para Cicero a justiça era racional derivada da razão para contornar os instintos, a sendo ela uma justiça de uma virtude essencialmente social, no que a sociedade dos homens deve se agrupar em torno dela como uma realização do bem comum. Avalia o estado como uma perspectiva de quanto a liberdade de quem governa que quanto mais livre for o governante melhor será o estado como defensor do poder político seria o povo.
...