TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia dos Valores

Por:   •  18/6/2017  •  Artigo  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                JonataAdria

INTRODUÇÃO

Definir valor é conceituar preceitos estabelecidos em uma sociedade que objetivamente cria relação com as coisas de modo que as converte para o seu próprio bem viver. Sendo assim, o valor não é propriamente dos objetos em si, mas propriedade adquirida graças á sua relação com o homem como ser social. Mas, por sua vez, os objetos podem ter valor somente quando dotados realmente de certas propriedades objetivas.

O presente texto tem por finalidade compreender o conceito de valor em uma determinada sociedade para assim entender o valor da vida humana em um contexto de valorização do “tu deves” ou “tu não deves” fazer com o valor objetivo dado pela sociedade.

CONCEITO DE VALOR

Os valores axiológicos têm por finalidade determinar a conduta da sociedade. Entende- se por valor, a verdade, a bondade, o ser, o amor, a justiça, a honestidade e a solidariedade. Todas essas características buscam a preservação da vida.

        Todos os valores supramencionados são desdobramentos éticos e morais que agem em determinadas sociedades. O uso do termo “determinadas,” diz respeito aquelas sociedades que consideram a vida um valor imutável e intocável, exemplo disso a sociedade brasileira, uma vez que a Constituição Federal de 1988 garante a segurança da vida.

Os valores éticos se caracterizam como escolhas subjetivas frutos de uma cultura local. Exemplo disso o aborto, que no Brasil é proibido por Lei, a não ser em casos específicos determinados na própria legislação. Conhecendo o que pode ou o que não pode ser feito, o homem escolhe entre o fazer e o não fazer, assim os seus atos serão julgados pela sociedade como corretos ou incorretos. Nos atos incorretos haverá sanções penais para inibir possíveis acontecimentos relacionados a novos fatos que venham surgir.

Mas o que de fato é valor? “Etimologicamente valor vem do grego Axios que quer dizer “significação, não indiferença, estima” Em outras palavras valor é o que da dignidade ao ser. O valor só existe onde há o apreço, a empatia, a estima e a afetividade. Por isso que o valor é a significação dada por nossa razão a tudo quanto o homem se relaciona. O valor também é a significação dada ao homem para os objetos. Por objetos entende-se como coisas aonde o homem esta sujeito a pensar e agir no mundo.

A OBJETIVIDADE DOS VALORES

Na sua obra “Ética” Adolfo Sánchez Vázquez, dedica um capítulo sobre a questão dos valores. Mas um ponto que chama a  atenção é a objetividade dos valores. O autor entende que os valores existem para um sujeito, entendido não no sentido de mero individuo, mas de ser social, exigem também um suporte material. Sensível, sem o qual não tem sentido.

O homem sendo um ser histórico-social no qual se fundamenta nas atividades práticas cria os valores e os bens nos quais se encarnam independentemente dos quais só existem e serealizam no homem pelo homem.

 As coisas não criadas pelo homem só adquirem um valor entrando numa relação especial com ele, integrando-se no seu mundo como coisas humanas ou humanizadas. Assim, o valor possui uma objetividade meramente natural ou física dos objetos que existem ou podem existir independentemente do homem.

A subjetividade dos valores não é, portanto, nem das ideias platônicas (seres ideais), nem a dos objetos físicos (seres reais, sensíveis). É uma objetividade especial- humana social que não se pode reduzir ao ato psíquico de um sujeito individual nem tampouco ás propriedades naturais de um objeto real. (VÁZQUEZ,2002.P.147)

Portanto, os valores existem em mundo social; isto é, pelo homem e para o homem.

CLASSIFICAÇÃO DOS VALORES

Valores sensíveis – São simples serem da natureza. O primeiro são os valores agradáveis– hedonismo; valor do prazer. O segundo são os valores vitais- portador de vida; saúde. O terceiro são valores de utilidade – satisfação das necessidades; comida vestuário, habitação.

Valores espirituais – O primeiro é valor lógico; do conhecimento. O segundo é o desvalor lógico; a ignorância e também a falta de esforço para alcançar  a verdade. A expressão valor lógico é tudo aquilo que cai dentro do par de conceitos verdadeiro-falso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com