TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALOR DA FILOSOFIA

Tese: VALOR DA FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

1. O VALOR DA FILOSOFIA

Filosofia é o questionamento de tudo ao nosso redor, ao contrário da escola que ensina apenas sua história, porém vai muito além. Representa o mundo por meio do pensamento, estudo de problemas fundamentais, relacionado à existência, ao conhecimento, a verdade e valores morais.

Mesmo não possuindo provas de todos os seus resultados como descreve no texto “A Natureza da Filosofia e seu Ensino” que diz que filosofia não apresenta resultados consensuais como as outras disciplinas, mas isso não a faz menos importante.

Sua importância é formar seres humanos com maiores capacidades de expressão e compreensão da sociedade.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o q outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta na educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que ela se propõe.”

(Jean Piaget)

Como vimos á cima no pensamento de Jean Piaget, a filosofia nos leva a esse conceito de aprendermos a criticar e apensar melhor em todos os aspectos que regem a sociedade e não aceitar simplesmente tudo o que nos oferecem no ensinamento, dentro desta disciplina aprendemos a pensar e a discutir tudo que conhecemos até hoje.

Sua importância é despertar em cada pessoa o desejo das perguntas, a busca de respostas plausíveis que justifiquem determinadas ações.

Entende-se que a filosofia mostra que cada um tem seu modo de pensar, e de chegar a determinado conceito, porém cada um sempre vai defende sua própria ideia , assim como fizeram e fazem os grandes filósofos , cada um com sua certeza e sua teoria sobre os assuntos em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com