TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.140 Palavras (21 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM VIII

“NOVO MUNDO”

ANTONIO REGINALDO

MARTINS MOREIRA

ARAÇUAI – MINAS GERAIS

ANO DE 2015

ANTONIO REGINALDO MARTINS MOREIRA

PIM VIII

“NOVO MUNDO”

Projeto Integrado Multidisciplinar - Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIP Interativa – Universidade.

ARAÇUAI – MINAS GERAIS

ANO DE 2015



RESUMO

O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo central, traçar um paralelo entre as teorias pesquisas, as disciplinas aprendidas ao longo do semestre e a pesquisa empírica na empresa eleita, cuja empresa Novo Mundo demonstrou-se adequada aos propósitos desta pesquisa. De modo que foi possível lançar sobre os campos de pesquisa a ótica da gestão de recursos humanos e identificar quanto às técnicas de negociação, na resolução e gestão de conflitos; no planejamento estratégico e seu alinhamento com o plano e ações de recursos humanos; e nos sistemas de operação de recursos humanos, por meio do cumprimento de normas, regras e leis trabalhistas, que a empresa possui um andamento adequado, cuja situação foi possível de identificar e corroborar com as teorias, além de sugerir otimizações aos cenários que demonstraram maior nível de vulnerabilidade.

Palavras-chave: Técnicas de Negociação; Planejamento Estratégico; Sistema Para Operação de Recursos Humanos.            


SUMÁRIO

1 Introdução        06

1.1 Identificação da Empresa          06

1.2 Missão, Visão e Valores.        06

1.3 Localização e História da Empresa        07

2 Tecnicas de Negociação        09

2.1 As Dimensões, Causas e Fases de Um Conflito        09

2.2 Propostas Práticas Para Negociação e Resolução de Um Conflito        12

3 Planejamento Estratégico e Suas Aplicações na Empresa        14

4 Sistema de Operação de Recursos Humanos        17

4.1 Subsistemas do Sistema de Recursos Humanos        18

Conclusão        23

Referências Bibliográficas        24


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo central, traçar um paralelo entre as disciplinas aplicadas em sala de aula e os modelos de gestão aplicados na empresa em estudo. Deste modo, a problemática envolvida no projeto será encontrar em que locais da gestão de uma empresa real, o conteúdo das disciplinas pode ser visto, aplicado e otimizado para assegurar que o andamento da empresa ocorra de maneira efetiva e eficaz.

Sobre o método de pesquisa empreendido Lakatos e Marconi (1996, p. 15) definem que “Pesquisar não é apenas procurar a verdade; é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos”, através desta ótica é possível notar que a pesquisa é algo mais amplo do que se imagina em um primeiro momento.

Desta forma, a natureza escolhida para a criação deste trabalho é qualitativa, buscando assim, levantar todas as informações teóricas a fim de se chegar à conclusão, utilizando-se de abordagem exploratória através de pesquisa do tipo bibliográfica para colher e avaliar os dados, as pesquisas bibliográficas podem ser através de obras ou artigos científicos. (GIL, 2008).

  1. Identificação da empresa

Razão Social: Novo Mundo / CNPJ 01.534.080/0001-28

Ramo de Atividade e segmento de atuação, produtos e/ou serviços oferecidos: Móveis e Eletrodomésticos.

1.2 Missão, Visão e Valores

Embora toda organização possua um líder que comanda, é importante atentar também às outras vertentes da força de trabalho que compreendem uma empresa. É preciso estar atento aos colaboradores, aqueles que atendem o público, os responsáveis pelo relacionamento com fornecedores, os mediadores entre a gerencia e a equipe de funcionários, todos permanecem em um mesmo círculo de atuação na organização.

Embora a tomada de decisão final seja do líder, situações corriqueiras exigem uma equipe capacitada e apta a tomar tais decisões que não possuem tempo hábil para serem levadas a conhecimento central, porém, tal decisão deve cumprir as políticas da empresa.

A missão, visão e valores da empresa estudada se baseiam nestas premissas, de que não importa quem e de qual cargo tomará a decisão necessária, o importante é que toda a equipe esteja tão alinhada que todas as decisões apontem numa mesma direção.  

[pic 1]

Figura – Visão, Missão e Valores da Empresa Novo Mundo

Fonte: Portal Institucional da empresa

1.3 Localização e História da Empresa

As informações a seguir foram reproduzidas do site da organização.

As 200 lojas do Novo Mundo estão distribuídas em 8 mercados. São eles: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Pará.

Além de consolidar a rede nestes Estados, queremos expandir para Amapá, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul, Acre, Piauí e Ceará.

[pic 2]

Figura – Lojas da Empresa Novo Mundo

Fonte: Id.

Desde o seu surgimento, em 1956, a Novo Mundo está presente em diversos lares brasileiros. São duzentas lojas espalhadas pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Maranhão, Pará e Distrito Federal. Com pouco mais de meio século de atuação, a Novo Mundo se consolida como uma das maiores e mais importantes lojas de varejo do Centro-Norte.

Com uma filosofia de transparência e honestidade, a Novo Mundo firma uma parceria saudável e concreta com todos os seus clientes, colaboradores, investidores e fornecedores. A empresa emprega atualmente mais de seis mil colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (409 Kb)   docx (888.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com