TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA EPISTEMOLÓGICA

Por:   •  17/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DOCENTE: KATIANE PEREIRA LUZ

PESQUISA DA EDUCAÇÃO I

MACAPÁ – AP

2015

A HISTÓRIA EPISTEMOLÓGICA

O que é Epistemologia?

Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego "episteme", "conhecimento"; "logos", "discurso"), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.

Podemos dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ("doxa", em grego) ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada. A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.

Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se do conhecimento prático, o saber como.

A epistemologia também estuda a evidência (entendida não como mero sentimento que temos da verdade do pensamento, mas sim no sentido forense de prova), isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.

A história Epistemologia que se vai construindo um relato.

É somente graças ao estudo das aplicações regulares dos procedimentos científicos que será possível chegar a formação de um bom sistema de hábitos intelectuais; aliás, esse é o objetivo essencial do método.

Essa foi a lógica que nos estimulou a este relato – reflexão. O percurso teórico-metodológico, em sentido largo, também veio de Bourdieu (2005), especialmente do texto Esboço de Auto-Análise.

[...] Miceli (2005, p.8), em sua introdução, observa que “Bourdieu intentou a façanha de refletir sobre o passado por meio do inquérito que ele mesmo fora refinando como método de trabalho”. Nosso intento é modesto, e sequer aventaríamos a hipótese de compará-los, de algum modo ou em alguma medida, com o exercício que o inspirou.

Não se trata, portanto, de refletir sobre nosso passado epistemológica como um todo, uma vez que revisamos, apenas, as duas primeiras pesquisas realizadas no fim de 1989 e início dos anos de 1990. Contudo, acreditamos que o mito fundador dos hábitos intelectuais que vem estruturando nosso habitus acadêmico desde o final dos anos 80 até hoje pode ser entrevisto nessas duas pesquisas.

“Um mito fundador é aquele que não cessa de encontrar novos meios para exprimir-se, novas linguagens, novos valores e ideias, de tal modo que, quanto mais parece ser outra coisa, tanto mais é a repetição de si mesmo” (Chauí, 2000, p.9).

Contudo considerando que esse termo significa “estudo critico de princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas, e que visa determinar os fundamentos lógicos, o valor e o alcance o objetivo delas; teoria da ciência”.

E para obtermos o resultado de algo é devido muitos anos de dedicação, muita experiência, para obtermos bons resultados. E segundo a pesquisa com os alunos entrevistados, eles tinham dificuldades para desenvolverem seus métodos de ensino por causa que não tinham as mãos o s recursos analíticos que temos agora, devido a mudança. A Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB) com tantas mudanças na Educação criou-se novas formas de ensino aprendizagem, com a ajuda da tecnologia, é um novo século, nova era para o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (748.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com