TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Religião

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

1. O surgimento da religião

A existência da espécie humana, desde as mais primitivas sociedades, busca compreender e explicar o mundo ao seu redor. A necessidade de conhecer até mesmo o que é considerado inacessível à determinada época leva o homem pré histórico até o homem pós-moderno a perpetuar as práticas e as mais diversas teorias religiosas, cada uma à sua maneira, buscando entender como o mundo foi criado, atribuindo propósitos a nossa existência e formulando concepções de como se deu a origem da vida e o que vem depois da morte.

1.1 A religião na pré história

A primeira sepultura identificada por arqueólogos data cerca de 80 mil anos. A presença desses fósseis encontrados com alguns utensílios, adornos, chifres de animais e outros acessórios, indicam a presença de funerais ou algum tipo de ritual de passagem para os mortos. Diante a essa intenção que consistia em algo além do que apenas livrar-se do corpo em decomposição, foi possível concluir que esses ritos manifestavam pensamentos religiosos, nos quais buscavam assegurar a passagem do morto a um tipo de existência posterior à morte.

Essas manifestações do comportamento humano apontam o surgimento de um pensamento que não mais se limitava à necessidades materiais práticas, mas abrangiam uma atribuição metafísica ao mundo para suprir as novas necessidades que surgiam. Isso se deu porque, junto ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, o homem entende não só a sua capacidade de dominar o meio, mas também da sua limitação diante à ele, uma vez que toma consciência da morte e de sua própria desmaterialização. Cria-se então, o paradoxo da razão como dádiva mas também como fardo, diz-se explendor e tragédia de si mesma. É nesse cenário que nasce a religião como uma manifestação espontânea da mente humana, para que assim, seja possível compreender não só as complexidades da vida, como fenômenos naturais, a essência humana e a origem do mundo, mas também a morte.

1.2 Teorias sobre a origem das religiões

Nos estudos antropológicos sobre o surgimento das religiões, dois autores se destacam na tentativa de compreender as práticas que originaram essa nova manifestação humana. Partindo de uma organização social primitiva, o homem antigo se depara com a necessidade de dispor de uma ferramenta de controle que possibilitaria selecionar o comportamento que fosse produtivo ao grupo, oferecendo à esses uma recompensa, enquanto as atitudes que pudessem ser prejudiciais à essa sociedade fossem repudiadas. Diante à essa demanda surge, então, a doutrina da alma imortal que prometia ao justo e ao injustiçado as devidas retribuições no plano pós morte.

O antropólogo inglês Edward Taylor, propõe para esse processo a teoria do Animismo. Segundo ele, os povos antigos percebiam a manifestação metafísica, a “anima”, em seus próprios corpos por meio de sonhos, visões, alucinações e também no estado inerte de cadáveres. Os sonhos com entes queridos que já haviam falecido, os levavam a acreditar que a alma se perpetuava após a morte. Ao deixar o corpo, esses espíritos habitavam elementos presentes na natureza como árvores, rios e objetos, que então vieram a ser adorados como deuses, dando início à religião.

Mais tarde, o antropólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com