TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NAFORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  17/7/2016  •  Artigo  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 10

                       A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NAFORMAÇÃO DOCENTE

                                                  Eliane Andrade Brito dos Santos

                                                  E-mail:eabryttos@yahoo.com.br

 Resumo: Este artigo tem por objetivo abordar a importância da filosofia na formação do educador, esclarecendo de forma concisa a importância do filosofar na práxis pedagógica, visto que isso o leva a questionar de forma profunda as situações problema do seu cotidiano sem se limitar a conceitos predeterminados, preocupando-se em analisar todo o contexto em que o problema está inserido e os diversos aspectos que o compõem, bem como a melhor forma de resolvê-lo. Para isso ele sabe que deve ter conhecimento das diversas correntes filosóficas, e um engajamento social e político e um grande conhecimento de fatos históricos que envolvem os problemas da educação para melhor direcionar sua prática.

 Palavras-chaves: educador, filosofia, conhecimento, práxis, problemas.

Abstract: This article aims to address the importance of philosophy in teacher education, stating concisely the importance of philosophy in educational praxis, as this leads to the question so profound problem situations of everyday life but not limited to concepts predetermined, worrying to examine the entire context in which the problem is embedded and the various aspects that make up as well as the best way to solve it. For this he knows he must have knowledge of the various philosophical, and social and political engagement and a great knowledge of historical facts that involve the problems of education to better target their practice.

Keywords: Educator, philosophy, knowledge, practice, problems.

  Introdução  

Costuma-se afirmar que a Filosofia surgiu na Grécia porque os primeiros registros escritos do pensamento filosófico apareceram na região da Jônia uma colônia grega. Mas o ato de filosofar é muito anterior aos gregos. Filosofar faz parte da vida do homem.

A filosofia nasceu da necessidade humana de entendimento, do ato de buscar respostas para as principais dúvidas que inquietam o pensamento humano: Quem somos? De onde viemos e para onde vamos? Destas questões originaram-se todas as ciências, as religiões es artes.

A filosofia não é uma disciplina reservada a poucos, mas sim uma capacidade humana que deve ser praticada a todo o momento, no seu cotidiano e na sua prática. Segundo( GADOTTI, 2002) todo educador, ao interrogar-se sobre a finalidade do seu trabalho, está filosofando mesmo que não pretenda. Sendo assim enquanto educador ele trabalha com o desenvolvimento integral do ser  humano, quando ele  passa a questionar que tipo de ser humano  estará ajudando a formar e para qual sociedade, ele está filosofando.

Entretanto ter uma formação filosófica, possibilitará ao educador ter um conhecimento pensado, analisado e refletido que lhe possibilite assumir uma postura crítica e reflexiva auxiliando o educando no seu desenvolvimento enquanto sujeito  do seu conhecimento de forma crítica, calcada em valores éticos verdadeiros.

        O presente artigo tem por objetivo abordar a relação existente entre a filosofia, o conhecimento e a educação destacando alguns aspectos necessários à formação filosófica do docente preocupado em ter uma ação pedagógica coerente lúcida, justa e humana.

Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, um embasamento teórico com  autores renomados na área, como: Aranha (1997), Gadotti (1994), PCN’s (2006), Rosa( 2003), Saviani  (2000), entre outros, os quais trazem grandes reflexões a respeito das contribuições da Filosofia da Educação na formação do docente.

1.0- Filosofia e conhecimento

        As escolhas que o homem faz, os momentos em que o indivíduo reflete sobre sua própria vida e planeja seu futuro, são atitudes relacionadas à prática de filosofar. Portanto podemos definir Filosofia como o afrontamento pelo homem, dos problemas que a realidade apresenta. Isto significa que a Filosofia é uma atitude que o homem toma perante a realidade, que só é superado através da reflexão.

        O ato de reflexão praticado pelo filósofo configura-se de uma forma mais complexa, pois suas questões também são mais complexas, não envolvem apenas um indivíduo, como no cotidiano humano em que se está preocupado em responder a questões particulares, mas trata-se de atingir objetivos que  abrangem a coletividade.

        Refletir filosoficamente significa questionar as situações–problema de forma profunda buscando todas as possibilidades de respostas, sem se limitar a conceitos predeterminados, ou conclusões de sabedoria popular; agir de maneira rigorosa e crítica, de acordo com métodos específicos, baseando-se em informações coerentes, e ter uma visão de totalidade, numa perspectiva de conjunto, preocupando-se em analisar o contexto em que determinado problema está inserido e os diversos aspectos que o compõem.

        O conhecimento pode ser Sensorial, de Senso Comum ou Popular, conhecimento Filosófico, Político ,Histórico e Teológico e ainda o conhecimento Científico que se baseia na racionalidade e na metodologia. (ARANHA1997)

        Para Rosa (2003), o conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito que deseja conhecer e o objeto a ser conhecido. Dessa forma o conhecimento científico busca na filosofia a fundamentação crítica e teórica.

“A fundamentação teórica é necessária para que seja superado o espontaneísmo,  permitindo que a ação seja mais eficaz e coerente. Aliás é bom lembrar que o conceito de teoria não se separa do conceito de prática que é o seu fundamento” (ARANHA 1997)

                Praticar a filosofia exige assim do docente um maior engajamento social e político e     um grande conhecimento dos fatos históricos que envolvem os problemas da educação e principalmente saber relacioná-los com os aspectos que compõem o presente, aprendendo a olhar de forma crítica e construtiva o educando e o mundo que o envolve.

 2.0 A Filosofia da Educação na Formação do Educador

Segundo (ARANHA, 1997) enquanto reflexão filosófica, a Filosofia da Educação tem como objetivo buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito no processo educacional ou seja, construir a imagem do homem em seu papel de sujeito/educando, nesse sentido deve ser uma disciplina que busque integrar as várias contribuições das ciências humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com