TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da Filosofia da Educação para a formação e trabalho docente

Por:   •  3/7/2019  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Disciplina: Filosofia da Educação

Curso: Pedagogia- Noturno

Professora: Ildete Dominici

Aluna: Gleyciane Oliveira Belfort

O papel da Filosofia da Educação para a formação e trabalho docente.

A filosofia da educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos e ajudará o educador a entender para quê e quais são os objetivos da educação. Ela é um grande instrumento para elaboração do projeto político-pedagógico (PPP), que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Mas para poder compreendê-la como uma só, é extremamente importante compreender a relação entre a filosofia e a educação. A educação tem como intuito inserir na sociedade crianças e jovens e formá-los em seres humanos e a filosofia vem para agregar ajudando no direcionamento de como “ser gente”, através de referências éticas, políticas, antropológicas e outras. A filosofia tem como função provocar e estimular no cidadão a compreensão do mundo e através dos educadores, despertar no aluno a curiosidade e interesse para conhecer, atuar e intervir na sociedade.

Ela trás uma reflexão radical sobre a educação, pois trata de uma análise profunda sobre a essência das coisas; uma reflexão rigorosa, já que procede de uma análise com rigor e uma reflexão de conjunto, pois não medita sobre os problemas isoladamente do contexto. Através da filosofia da educação, o professor estimula seus alunos a pensar sobre os problemas, questionar e ter uma visão mais ampla na educação, tanto dentro das instituições, como também fora dela, em seu dia-a-dia. Ela é um processo contínuo que pode transformar crianças e jovens em seres reprodutores, que tendem a prosseguir com as regras impostas na sociedade, ou em seres críticos e transformadores, que considerando o cenário atual vivido, seria o ideal, pois é capaz de formar um ser que questiona a legitimidade daquilo que é imposto e cria dentro de si um pensamento critico que é responsável pelo fortalecimento da resistência e não do conformismo.

A filosofia da educação auxiliará na formação do pensamento crítico do professor que contribui na análise dos métodos e faz severa crítica à educação quando não serve para a individuação, requisito básico para o desenvolvimento do pensamento. Também o levará refletir sobre a educação de forma profunda, e através dessa visão conseguirá ultrapassar a mera busca de metodologia, didáticas e outros tipos de sistematização para a prática educativa. Outra reflexão concedida pela filosofia da educação que também é extremamente importante e essencial na construção dos projetos educativos são as reflexões antropológicas, epistemológicas e axiológicas. A antropologia tem como objeto de estudo o homem e a humanidade de maneira totalizante, e a importância dela na formação do educador é a compreensão transmitida sobre a concepção do ser humano, ou seja, a partir do que o ser humano é, reflete sobre aquilo que se pensa que ele deva ser, e essa reflexão ajudará ao educador saber sobre quem ele educa e refletirá no futuro do mesmo. Na reflexão axiológica, ajudará o professor a refletir sobre os valores, sejam éticos, estéticos, políticos ou religiosos. Já a epistemologia é outra contribuição para a educação, possibilitando uma maior clareza conceitual e de linguagem, melhora-se a comunicação entre os educadores e destes com os que cultivam as demais áreas do conhecimento, situando as licenciaturas no rumo da maturidade epistemológica que lhe garanta condições de igualdade em face dos demais ramos do saber científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com