TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS DONS PARA A IGREJA

Por:   •  19/1/2018  •  Artigo  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DOS DONS PARA A IGREJA

Moises Souza da Silva
Profa. Claudia Rodrigues
Instituto Teológico Quadrangular – São Luís/MA
Curso Livre em Teologia (1º Ano Presencial) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
18/02/18

RESUMO

Este estudo fala a importância de conhecer os dons espirituais e os ministérios bíblicos, a fim de que o mesmo possa identificar os seus próprios dons para atuar tanto no corpo de Cristo como no ministério com eficiência. Além de estudar a importância dos dons para igreja, e também porque Deus o entregou a igreja.


Palavras-chave: Dons; Espírito Santo; Cristo


1 INTRODUÇÃO

             A ausência de dons espirituais na igreja pode ser considerada como trágica e prejudicial, visto que o Espírito de Deus pode potencializar o ministério humano. A diversidade de dons existe para unidade da igreja, a igreja é o corpo de Cristo, e em um corpo cada membro tem sua função e sua importância, e cada um depende do outro para que o corpo funcione bem. Os dons são para o período da Igreja, no céu eles não serão mais necessários. Portanto, é importante que se dê liberdade ao Espírito Santo, com ordem e decência. E conte como o ministério do Espírito Santo na Igreja.

2 DEFINIÇÃO

              Os dons espirituais são manifestações do Espírito, uma evidência visível da sua presença e atividade entre o povo de Deus, e isto é glorioso, maravilhoso e grandioso.

              É uma capacidade espiritual, sobrenatural e uma habilidade especial, não natural, concedida pelo Espírito Santo a cada membro do Corpo de Cristo.

             Os dons não intensificam ou potencializam habilidades naturais simplesmente, mas operam no sobrenatural especificamente. São concedidos de acordo com a graça de Deus, com o propósito de edificar a igreja de Deus e ganhar novos convertidos, através da instrumentalização destes membros.

Ellen White declara: “Nas mais alta acepção da palavra, o profeta era alguém que falava por direta inspiração, comunicando ao povo as mensagens que recebera de Deus”. (Educação, p. 46). Pode-se observar a importância dos dons, para comunicar o que Deus quer falar aos ouvintes.

3 QUAIS SÃO OS DONS

              Cremos que o Espírito Santo tem os seguintes dons a serem concedidos à igreja crente e fiel ao Senhor Jesus Cristo: sabedoria, ciência, fé, dons de curar, profecia, discernimento, línguas, interpretação.

              Conforme o grau de graça e fé de quem os receba, esses dons são repartidos a cada um diversamente, segundo a vontade do Espírito; que eles são dignos de serem mui avidamente desejados e buscados, na ordem e proporção em que mais sejam edificantes e benéficos à igreja.

Como diz Bergstén (2004, p. 102), “O Espírito Santo transmite o poder e a sabedoria de Deus através dos dons espirituais”. Ocorre mediante a graça de Deus.

3.1 DONS MINISTERIAIS

              Estes dons são dados somente aos crentes chamados para o ministério pelo Senhor Jesus, os vocacionados.


              É Cristo que os chama, quem lhes confere o dom específico que será o carro chefe do seu ministério, é Ele quem os capacita, os habilita, os reveste de autoridade no poder do Espírito Santo.

3.1.1 QUAIS SÃO OS DONS MINISTERIAIS

              O Apóstolo Paulo apresenta em (Ef 4.11-12) os dons ministeriais: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com