TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA DANÇA NO ENSINO DE ARTES

Ensaios: ARTE EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA DANÇA NO ENSINO DE ARTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 11

ARTE EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA DANÇA NO ENSINO DE ARTES

Ramon Diego Fonseca Costa¹

Valdson José de Santana Júnior²

Robson Ferreira de Santana³

Eixo Temático 9: Arte, Educação e contemporaneidade

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo a pesquisa e reflexão acerca dos dados obtidos referentes a estruturação do planejamento curricular do ensino de artes com uma especial ênfase ao ensino da dança no Ensino Fundamental. A fim de relatar as dificuldades em desenvolver o planejamento curricular de artes nas escolas de ensino fundamental, essa busca comprovar a existência de um autoritarismo do ensino das artes visuais e um total abandono das artes cênicas. A metodologia adotada foi a da pesquisa quantitativa por meio de dados extraídos através de questionários aplicados a professores, pedagogos e diretores das Instituições Zizinha de Guimarães e Cônego Filadelfo da cidade de Laranjeiras no estado de Sergipe. Vale salientar que, no caso de laranjeiras em específico pode-se adotar como linha de pesquisa as sobre danças folclóricas deste município e sua influencia na formação pedagógica e social.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental. Artes. Currículo. Planejamento

RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo la investigación y la reflexión sobre los datos obtenidos sobre la estructura de la planificación curricular de la enseñanza de las artes, con especial énfasis en la enseñanza de la danza en la escuela primaria. Con el fin de informar de las dificultades en el desarrollo de las artes en el currículo de la planificación de las escuelas primarias, este intento de demostrar la existencia de una escuela autoritaria de las artes visuales y un abandono total de las artes escénicas. La metodología adoptada fue la de la investigación cuantitativa a partir de datos extraídos a través de cuestionarios a profesores, educadores y directores de instituciones Zizinha Guimarães y Canon City Orange Filadelfo en el estado de Sergipe. Es de destacar que, en el caso de los naranjos, en particular, puede ser adoptado como una línea de investigación sobre las danzas populares del municipio y su influencia en la formación educativa y social.

PALABRAS CLAVE: Educación Primaria. Artes. Plan de Estudios. planificación

INTRODUÇÃO

No ano de 1971, a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionais, insere as artes no currículo escolar com o titulo de “educação artística” o que resultou em uma metodologia de trabalho voltada apenas a ser meramente uma “atividade educativa” e não uma disciplina como os demais componentes curriculares que exercem um caráter científico. Contudo, a inclusão das artes no currículo foi um grande avanço no sentido da formação social e crítica bem como, no tocante do ensino-aprendizagem.

Em 1996 é promulgada a lei nº 9.394/96 que revoga as disposições anteriores e: “O ensino de artes constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a prover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26,§ 2ª). Com isso a forma de pensar no ensino de artes evolui de uma mera “educação artística”, a uma área de conhecimento com conteúdos próprios ligados as atividade artística e não, mas como uma atividade.

Posteriormente, surgem Parâmetros Curriculares Nacionais no ano de 1997, que propõem para as artes uma função formadora não menos importante que as demais disciplinas curriculares. “O documento de Arte expõe uma compreensão do significado da arte na educação, explicitando conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, quanto no que se refere à arte como manifestação humana.” (PCN, 1997, p. 15). A disciplina artes no seu conjunto de linguagens pode relacionar-se com outras áreas de conhecimento produzindo assim um melhor resultado na aprendizagem.

Ainda por volta da metade do século XX as disciplinas desenho, trabalhos manuais, faziam parte do programa curricular fundamental e secundário, ou seja, o ensino das artes objetivava um domínio técnico apenas das habilidades motoras e pouco o domínio crítico.

Enquanto as atividades cênicas teatro e danças, tinham apenas por finalidade celebrar as datas comemorativas. “No entanto, a escola hoje, sem duvida, um lugar privilegiado para que isto aconteça e, enquanto ela exista, a dança não poderá continuar mais sendo sinônimo de “festinha de fim de ano”.” (Marques, p. 17. 2007).

Segundo os dados obtidos com os questionários, essa realidade pouco mudou. Inúmeros são os fatores responsáveis por esse andar a passos lentos, que vai desde o déficit de profissionais habilitados nas áreas de artes à falta de estrutura.

Por contas dos aspectos supracitados, o trabalho em questão tem como finalidade a pesquisa e reflexão acerca dos dados obtidos referentes a estruturação do planejamento curricular do ensino de artes com uma especial ênfase ao ensino da dança no Ensino Fundamental.

O objetivo maior é o de narrar as dificuldades em desenvolver o planejamento curricular de artes nas escolas de ensino fundamental, essa busca comprovar a existência de um autoritarismo do ensino das artes visuais e um total abandono das artes cênicas.

Por meio da pesquisa quali - quantitativa serão buscados e analisados materiais já elaborados, constituído principalmente de livros, artigos científicos, periódicos e mídias, além de pesquisa de campo mediada por questionários, os quais irão permitir a aquisição de informações duma forma ampla para obter consistência e autenticidade ao tema pesquisado.

2. ALGUMAS ANÁLISES INICIAIS

Segundo os PCN de Artes “é desejável que o aluno, ao longo da escolaridade, tenha oportunidade de vivenciar o maior número de formas de artes, entretanto, isso precisa ocorrer de modo que cada modalidade artística possa ser desenvolvida e aprofundada”. (PCN, 1997, p.41)

Fonte: resultados obtidos no questionário

Entretanto, isso pouco ocorre, pois, a maioria das instituições escolares trabalham com planos cuja metodologia é paliativa nas quais são traçadas datas onde as escolas promovem eventos como dias de palestras ou celebração de datas comemorativas. São nesses dias que se tenta englobar as artes visuais, como, a dança, o teatro e a música.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com