TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância, limites e perigos do conhecimento cientifico

Por:   •  29/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  16.714 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

Introdução…..        ……………………………………………………………………………………………………………………………………….2

Niveis do conhecimento        3

Importancia, limites e perigos do conhecimento cientifico        4

Classificação das ciências segundo augusto comte        5

A busca de uma definição para ciência        6

A questão da verdade        8

Critérios de verdade        9

O erro: causas e remédios        10

causas e remédio……….……...…………………………………………………………………11

CONTINUÍSMO………………………………………..……………………………..…………12

Conclusão………………………..………………………………………………….……………13

Bibliografia………………………………..……….…………………………………….……………………………………………………….14


Introdução

O presente trabalho de disciplina de filosofia tem como  tema em destaque ̏̋̏ Niveis do conhecimento  ̋ portanto que têve-se como principal fonte de pesquisa do mesmo tema em algos livros bibligraficos.

No pertensente trabalho e também composto com os seus subtemas enquadrados nos elementos do tema em destaque, atpasentando assim os elementos complementares do trabalho no qual a introdução ,conclusão, e abibliografia e o indece.

 O tema em destaque têm por objectivo transmitir o conhecimento sobre os nives do conhecimento. Tendo assim encluido o estudo do nivel do desenvolvimento de Classificaão dasciências segundo augustocomte.


Niveis do conhecimento

Senso comum

Também chamado conhecimento popular, e o resultados da experiência quotidiana do ser humano e caracteriza-se por ser: superficial, sensitivo subjectivo, assistemático e acritico.

É o tipo de conhecimento popular que se adquire fora dos macanismo sistematizados, como, por exemplo, o conhecimento que os camponeses têm sobre a época de sementeira, sem terem apredido na escola.

Conhecimento cientifico

O que é a ciência? Qual é o objectivo da ciência? O que possibilidade a existência da ciência? Em geral, a ciência é entendida como uma organização de conhecimento e de resultado que são aceites universalmente, visto que podem ser verificados, e por se tratar de um conhecimento submetido a métodos.

A ciência é o conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalmente e objectividade, que permite a sua trnsmissão,e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, possivelmente, orientar a Natureza e as actividades humanas. Tem as seguintes caracteristicas: real (factual), contingente, sistemático, verificável e falivel.

A actividade cientifica depende dos investigadores, que são individuos que vivem numa determinada sociendade, com os seus valores culturais, politicas e religiosos; dos  métodos, das técnicas e dos meios de comunicação de que a sociendade dispões numa determinada época. É destes cientista investigadores que dependem os resultados da actividadde cientifica.por isso, a ciência não é um conhecimento espontâneo da realidade, como é o conhecimento do senso comum; não é uma colecção de  leis, um catálogo de factos não  relacionados. De acordo com Einstein, a ciência é uma criação do espirito, com ideias e conceitos livremente inventados; é um processo de apreensão da realidade por meio das nossas contruções teóricas.

A ciência sistematizada surge por volta do séculos:XXl,  por obra de Galileu, innentor do telescópio e da luneta óptica e introdutor do método experimental, o qual é constituido por quadro etapas, a saber: observação, formulação de hipóteses, experimentação e conclusão. A ciência precisa de instrumentos e teorias organizadas e aperfeiçoadas para poder atingie verdades universalmente válidas. O conhecimento cientifico procura alcançar um quadro  ordenado e explicativos dos fenómenos do mundo fisico e do mundo humano ( que são quadros de interpretação e de previsão ), de modo a poder responder a dois tipos de exigência:compabilidade a nivel  da razão e  acordo com a realidade. A possibilidade de previsão  rigorosa caracteriza, portanto, o conhecimento cientifico ( o que não acontece com o conhecimentto comum).

A ciência é particularidade e precisa, objectiva e rigorosa. Para ser precisa e rigorosa, a ciência não pode depender de problema de ordem afectiva ( não provem de sentimentos) e deve caminhar no sentido de uma abstracção crescente. Portento o conhecimento cientifico é um tipo de conhecimento certo e racional que investiga a natureza das coisas ou as suas condições de existência. Baseia-se na investigação metódica das leis dos fenómenos.

O conhecimento cientifico aparece como um tipo de saber que pretende ser verdadeiro e universal e é susceptivel de sofrer experimentações. A ciência só aceita como verdadeiro o que pertence a uma adas duas ordens seguintes: o enuciado logicamente demonstrado; o que está constatado pela experiênia com todas as garantias de verificabilidade ( pode verificar-se).

Importancia, limites e perigos do conhecimento cientifico

Não há dúvida açguma de que avançco da tecnologia, resulta do conhecimento e da investigação cientifica, pçroporciona melhoresn condições de vida aos homens. Por exemplo, o avanço da medicina ajuda a diminuir a dor homans; os curativos que pareciam a impossiveis tornaram-se, hoje, comuns portanto, atecnologia contribui para a melhoria das condições de vida. Todavia, a ciência mostrou ao longo do tempo, que nerm sempre é favorável ao Homem a fé progresso vacilou com a segunda guerra mundial.

O avanço do industrislismo contribuu para a degradação do meio ambiente, verificando-se hoje,  o esgotamento dos recursos não renováveis e um aumento do tamanho do buraco na camada DE ozono. Os autores lyon e Fukuyama  e muitos pensadores do nosso tempo concordam com esta constação e apelam á exploração racional dos recursos que a terra nos dá.

Além dos problemas ambientais, a tecnologia pode originar problemas de saúde (na relação dos homens comas máquinas) e de desemprego  (com a substuição da mão-de-obra humana pelas máquinas), entre muitos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com