TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interioridade em Santo Agostinho

Por:   •  11/7/2019  •  Monografia  •  16.567 Palavras (67 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 67

FACULDADE SÃO LUIZ

EDUARDO FELIZARDO DE ANDRADE

A INTERIORIDADE COMO ACESSO À VERDADE

 SEGUNDO SANTO AGOSTINHO

BRUSQUE

2012

EDUARDO FELIZARDO DE ANDRADE

A INTERIORIDADE COMO ACESSO À VERDADE

SEGUNDO SANTO AGOSTINHO

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz.

Orientador: Prof. Ms. Silvano João da Costa.

BRUSQUE

2012

Ao Deus eterno e imutável, aquele que está acima da minha razão. A Ele que é a Verdade Absoluta, que habita no mais íntimo do meu ser. A Ele que é o motivo desta conquista e de minha vida.

Aos meus pais, Valter José de Andrade e Elizabet Felizardo de Andrade, a eles o meu orgulho e felicidade por tê-los como minha família. Minha gratidão eterna por terem me criado e educado no amor cristão e por todo apoio.

Às minhas irmãs Elem Felizardo de Andrade e Beatriz Felizardo de Andrade, pelas quais tenho apreço, amor, respeito e gratidão e sou grato pelos anos de convivência.

A toda Diocese de Criciúma, na pessoa de Dom Jacinto Inácio Flach, que aposta nas vocações, dando testemunho do Evangelho.

De modo especial, a Comunidade Católica Arca da Aliança, ao fundador Diácono Elias Dimas dos Santos, Maria Isolina dos Santos (em memória), na qual obtive o meu primeiro contato com Santo Agostinho.

À comunidade Nossa Senhora Aparecida, meu berço de fé e vida vocacional, que incentiva o meu processo formativo.

 

Aos meus amigos que caminham comigo desde o início do processo formativo, Daniel De Bem, Fábio Fernandes Roque, Janquiel Pedroso Pires e Tiago Dal Molin Mazzuchello. A eles meu carinho especial.

Aos pastores Pe. Ademir José Ronchi, Pe. Wanderlei F. Kraish e, de modo especial, Pe. Thiago de Moliner Eufrásio, que no período de formação no SEFISC conduziram-me ao coração de Jesus.

Aos irmãos da comunidade Divina Providência. Juntos descobrimos a riqueza da experiência comunitária. A Mateus Réus dos Reis e Samuel Colombo pela ajuda nas correções.

Ao Pe. Silvano João da Costa orientador desta pesquisa, que mostrou-me o cuidado e zelo pela vida intelectual e o crescimento do ser humano como pessoa.

‘”Fizeste-nos para Ti, Senhor, e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em Ti.”

                                                  (Santo Agostinho)

RESUMO

Este trabalho de ordem teórico-bibliográfica vem apresentar a interioridade como acesso à Verdade sob a ótica de Santo Agostinho (354-430). Para o desenvolvimento deste, foram abordadas as influências recebidas pelo autor: de sua família, da doutrina maniqueísta, do Bispo Ambrósio, das leituras de Platão e Plotino bem como das cartas paulinas, donde obteve resultados sobre a investigação da verdade. Infeliz com o maniqueísmo, Agostinho achava-se em meio as dúvidas, que o levaram ao encontro do bispo Ambrósio, este foi fundamental para chegar ao conhecimento das Sagradas Escrituras. A filosofia de Agostinho é marcada pela busca da verdade, e neste itinerário teve contato com as obras de Platão e Plotino, que o ajudaram no desenvolvimento de sua filosofia. Foi com a leitura das cartas paulinas que ele encontrou o sentido de sua vida e a base para formular seu conceito de verdade. O mestre de Hipona enfatiza a importância da unidade de corpo e alma, percebendo que a busca pela verdade é algo intrínseco, e acontece do exterior para o interior. O homem, sendo criado a imagem e semelhança de Deus possui um espaço interior condicionado pela alma que faz um elo com a Verdade. Para o ser humano ter acesso à verdade é necessário a iluminação, e o autor desta luz é o próprio Deus, visto que Ele é o sol inteligível. Com esta luz, a alma é iluminada mostrando a verdade que habita dentro do mais íntimo do ser humano. Portanto, este tema é relevante, pois aborda a importância do conhecimento de si, que abre horizonte ao transcendente, acontecendo à construção do ser humano como pessoa. Como referencial teórico para explanar o tema, serão utilizadas obras clássicas do autor medieval como: Confissões, A verdadeira religião, Solilóquios e Vida Feliz, A Trindade, A Cidade de Deus; como também serão utilizadas obras de comentadores como: Étienne Gilson e Philotheus Boehner, que compreendem o período da Patrística, do qual Agostinho faz parte.

Palavras-chave: Interioridade, Verdade, Agostinho.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        8

1.        as influências como caminho para um conceito de verdade        11

1.1        Influências de sua família        12

1.2        Maniqueísmo        13

1.3        Encontro com Fausto        15

1.4        Bispo Ambrósio        16

1.5        Influências de Platão        17

1.6        Influência de Plotino        20

1.6.1        Primeira hipóstase: o Uno ou o Bem        21

1.6.2        Segunda hipóstase: a inteligência        22

1.6.3        Terceira hipóstase: a alma        23

1.6.4        União mística: o êxtase        23

1.7        Cartas paulinas        25

2.        A INTERIORIDADE EM AGOSTINHO        28

2.1        Afastamento de si mesmo        28

2.2        A unidade de alma e corpo        30

2.3        Conhecimento sensível        32

2.4        Conhecimento intelectivo        34

2.5        Ser humano como imagem e semelhança de Deus        36

3.        A doutrina DA ILUMINAÇÃO COMO FUNDAMENTO PARA SE CONHECER A VERDADE        40

...

Baixar como (para membros premium)  txt (102 Kb)   pdf (484.1 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 66 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com