TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura de O Quarto do Despejo

Por:   •  15/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 12

Leitura de O Quarto do despejo

Percepções e pensamentos.

Day 01

“Mas o custo dos gêneros alimentícios impede a realização dos nossos desejos. Atualmente somos escravos do custo de vida”

 Eis que eu estudo para ter dinheiro e viver bem. Isso determina quem serei dentro do sistema, porque ter tudo que quero exigirá um gasto alto de mim.Será que sempre seremos escravos do custo de vida? Trabalhamos em torno apenas  do que achamos que precisamos e  do que julgamos necessário ou  desnecessário? Será que nos esforçamos tanto, apenas para sobreviver ou é para  conquistar coisas que julgamos melhores? E isso  sacia de alguma forma nosso ego? Pois, Carolina, devido ao custo para se comer, precisa se sacrificar para arranjar o suficiente para isso.Eu me sacrifico para quê? Por um celular melhor, por muito dinheiro, por luxos bestas, por coisas simples, por presentes sem sentido. Meus sacrifícios não valem minha sobrevivência. O custo de vida molda a forma como vamos sobreviver no ambiente. Então ... mesmo sendo livre ainda sou escravo.

Day 02

“Quem governa nosso país é quem tem dinheiro.”

Eu já vivi sem ter nada. Mas ,há anos tenho uma casa.E depois de um tempo que vc tem as coisas, vc se esquece como é não tê-las. Então eu não sei o que um morador de rua passa, ou uma pessoa que acabou de perder a casa passa. Eu tenho dinheiro para ter um colchão macio,não sei oq é dormir no chão frio e com ratos rodeando o meu ouvido. Se eu possuo dinheiro e vivi minha vida inteira numa casa confortável, com  tudo de bom para comer ou vestir, como que ouso dizer que sei o que ela passa?É muito fácil ser poeta quando se tem tudo. Como que posso me permitir tentar me colocar no lugar dela dizendo que imagino a dor dela, se não sofro o que ela sofreu. Os políticos são tipo nós que não vivemos na extrema pobreza. Como posso criticá-los se eu não dou o que tenho a outro. Ela realmente tem autoridade para dizer essa frase. Eu mesmo sendo negro como ela, não posso dizer o mesmo. Então devo concordar com ela. O país deveria ser liderado por pobres, pois, só eles sabem o que passam. O pais deveria ser dos que passam fome, porque esta também é professora. O país deveria ser governado por quem sabe o que é sofrer.

Day 03

“Duro é o pão que nós comemos. Dura é a cama em que nós dormimos. Dura é a vida do favelado.”

Duro = que resiste ao desgaste,firme. Eu sempre falo que o Cefet é duro ou minha vida tá dura ou coisa do tipo.Mas o pão duro aqui em casa , eu ponho no forno com manteiga e faço torrada. Ela não tem forno nem manteiga. Não tem cama macia para descansar e sentir paz.Então, eu não sei o que é duro. Mas, a Carolina  é dura por enfrentar as atribulações da própria vida dando a cara a bater.Pois, se esta fosse mole, se renderia  e seria engolida  por tudo. Talvez , se eu fosse forjado na dor não reclamaria do que não possuo, pois, ainda estou de barriga cheia.

Day 04

“Só quem passa fome é que dá valor a comida”.

Que coisa hein. Atualmente fico vendo o bandeco, com vários quilos de comida sendo jogados fora.Pelo fato de a maioria de nós termos muito, acabamos por desperdiçar a comida e jogar fora. Me lembrei de um vídeo que vi uma vez, de crianças tomando iogurte estragado e achavam aquilo uma delícia. Mas ,nós que comemos comida boa não valorizamos. Realmente essa frase me deixou em estado de choque . Pois, eu mesmo, não tenho dado valor ao que como. A mecanicidade da vida faz com que os sabores sumam de  nossas mentes, e aquele prazer nostálgico já não faz parte mais da nossa vida( pensando em todos os momentos). Se comermos uma maçã como se fosse a última vez , por exemplo, valorizamos ela e tudo que há na vida. A questão é dar valor todos os dias. Novamente me vejo preso no paradoxo de que eu nunca darei valor, querendo dar valor.

Day 05

“O arco-íris foge de mim''.

 A alegria foge de nós? Já nascemos condenados à tristeza ou à alegria?O arco íris é o sonho? Porque os sonhos fogem de nós? Ela imagina um bom futuro, e uma nova vida, mas, as possibilidades de ascensão fugiam dela. É como se eu sempre procurava conquistar as coisas, mas estas quisessem estar longe de mim. Realmente sonhos se assemelham a arcos íris que estão nos céus , mas rapidamente somem. Eles veem na nossa mente, mas são apagados pela desilusão.

Day 06

“Quando a gente perde o sono começa a pensar nas misérias que nos rodeia”

Só quando estamos no conforto da nossa cama ou com a mente vazia e silenciosa é que olhamos para o mundo.  Perder o sono poderia ser uma metáfora, para perder a chance de relaxar, e no silêncio do caos poder realmente refletir sobre o porquê não consigo dormir.

Pensar no mal ajuda a espantá-lo ou apenas o fortalece? Será que se eu refletir arrumo soluções , ou fico cada vez mais preso em meus problemas? Geralmente quando perco o sono, é porque meus problemas se tornaram maiores que a minha vontade de dormir. No caso dela, a fome dela fala mais alto. Mas, eu sempre precisarei do silêncio da noite para deixar meus monstros e aflições saírem? Será que o silêncio e a escuridão me trazem à tona a realidade? Será que minhas reflexões são apenas devaneios? Será que quando reflito eu estou sonhando?

Day 07

“Quando não tenho nada para comer , invejo os animais.”

É engraçado sobre como que o mundo vira assim. Em vários momentos, os animais devem nos “invejar” por apenas fazermos oq quisermos, e nas reviravoltas da vida, desejamos ter em algum momento algo que eles têm. A fome faz com que nos submetemos a todo tipo de pensamento. A racionalidade sai da nossa mente e me lembrei de um versículo bíblico onde se trata do filho pródigo, em que um jovem que tinha de tudo o que comer, acabou comendo lavagem de porcos.Mas, me ficou a questão: E se eu fosse um animal, será que encontraria a paz? Pois de alguma forma, não haveria  com o que me preocupar.Só precisaria de comer e dormir. Mas, se eu fosse um cachorro de rua, eu invejava os humanos por poderem lutar por suas comidas.

Day 08

“Se estou suja é porque não tenho sabão”

Cheguei em casa, tomei suco, tirei minha roupa e fui pro banho. Lavei- me e saí do banheiro cheiroso. Passei perfume, creme, pendurei a toalha. Liguei o computador,e fui rumo ao livro. Passo a primeira página do dia e vejo isto. Eita. Ela não tinha sabonete para tomar banho. Não tinha creme, nem perfume. Não podia me dar ao luxo de estar cheirando bem. Fecho o livro.Vou dormir com mais essa pancada.

 

Day 09

“O branco diz que é superior , mas que superioridade apresenta o branco? A natureza não seleciona ninguém.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (585.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com