TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORAL E ÉTICA

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE ACADÊMICA:

  1. Estabeleça a distinção e ao mesmo tempo relação entre moral e ética.

Ética e moral:

 Convergências:

Segundo Barros Ética e Moral são sinônimos, Para ele, essa confusão começa com a origem da palavra Ética em grego. Pois, os gregos escreviam a palavra ETHOS de duas formas diferentes:

  1. Com a letra grega ETA(o e longo): Significa morada humana, caráter, jeito, modo de ser, perfil de uma pessoa.
  2. Com a letra grega épsilon (o e curto): Costumes, usos, hábitos e tradições.

Ética e moral são valores do cidadão livre, que tem a consciência de seu dever tanto individual, quanto público. São conceitos que tornam os seres humanos verdadeiramente humanos, libertando-os da dependência do mundo natural dos instintos e condicionamentos.  Ética e moral convivem em uma mesma realidade, pois, tanto uma quanto a outra constituem conceito e atitude da condição humana construída historicamente.

Divergências:

Enquanto a Moral é normativa, ou seja, formula preceitos e regras, de acordo com o meio social em que vivo, a Ética está ligada a reflexão filosófica de cada um. A pergunta fundamental para a moral é “O que devo fazer?”, a resposta com certeza estará ligada aos costumes, princípios e valores socialmente estabelecidos.  A pergunta fundamental da Ética será “        Que vida quero viver?” a resposta ética tem de estar ligada ao Bem comum, que por sua vez é o núcleo da ética, para alcançar o Bem comum é necessário seguir alguns princípios éticos como:

Respeito: Que é o reconhecimento da existência do outro, o outro que será igual a mim (que ri, chora, pensa) e ao mesmo tempo diferente de mim (ri, chora e pensa por razões opostas as minhas).

Justiça: Igualdade na diferença.

Solidariedade: Gratuidade na ação, generosidade.

  1. Exemplifique casos de antiética no cenário político nacional, regional e local.

No cenário nacional:

Os escândalos da Petrobrás, todos estamos estarrecidos com a corrupção que grasse no meio político brasileiro, como a prisão de vários executivos. É preciso dizer que a corrupção política, em qualquer esfera, é um problema de falta de valores ético-morais, pois, violam posturas condizentes perante a sociedade. Tanto a ética quanto a política são temas de uma longa tradição do pensamento filosófico e continuam a permear nossa realidade contemporânea por uma razão muito simples: não há como pensar a vida em sociedade sem valores morais e sem organização política

No cenário regional:

A ética está associada principalmente ao, respeito ao próximo, ser educado, agir de modo correto, o que não acontece no dia a dia, por exemplo, relatos de descaso com as pessoas nos hospitais, são deixadas no abandono e esperam dias por um leito, médicos ao invés de estarem atendendo seus pacientes estão nas redes sociais, divulgando fotos dos acidentados que chegam buscando atendimento.

No cenário local:

Muitos dizem serem éticos, porém, violam as leis de trânsito locais vigentes, e quando parados por uma fiscalização resolvem como uma “molhada de mão”, ou seja, pagam os fiscais para esquecerem a multa, o que é considerado antiético para a sociedade, e julgando a moral também dos fiscais que recebem esse suborno, que passam por cima dos princípios éticos morais da honestidade.

  1. O que quer dizer o bem da pólis o núcleo da ética segundo Sócrates, Aristóteles e Platão?

Sócrates:

Pensando a respeito do comportamento humano analisou que quem é justo é bom e feliz e o injusto é infeliz. Não é possível que ao ser humano bom aconteça algum mal, seja na vida ou na morte, pois os deuses se ocupam disso.

Platão:

Segundo o discípulo de Sócrates, o que nos destrói é a injustiça, a desmedida e a desrazão. A justiça na Pólis é o reflexo da harmonia do universo. Pela justiça podemos nos assemelhar aos deuses. Para se chegar ao conhecimento do que seja Bom, Bem, Belo e Justo é necessária uma reeducação do olhar.

Aristóteles:

O estagírita conclui que – sociedade é uma espécie de comunidade. E toda comunidade se forma com vistas a alcançar algum bem. A comunidade política é a mais importante de todas e conclui todas as outras clãs-aldeias.

  1. Na ética à Nicômaco o que recomenda Aristóteles?

A ideia do “bem”

 “Toda arte e todo saber, assim como tudo que fazemos me escolhemos, parece visar algum bem. Por isso, foi dito, com razão, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem. Mas há uma diferença entre os fins: alguns são atividades, ao passo que alguns são produtos à parte das atividades que os produzem.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com