TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  4/3/2017  •  Monografia  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

9. PROJETO 2 – QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

9.1 Introdução

“Qualidade de vida é a avaliação qualitativa da qualidade relativa das condições de vida, incluindo-se atenção aos agentes poluidores, barulho, estética, complexidade, etc.(Drucker,1997)”

Qualidade de vida no trabalho envolve as aparências físicas e ambientais, como aspectos psicológicos do ambiente de trabalho e tem sido utilizada como um preceito das experiências humanas nas organizações que mede o grau de satisfação das pessoas ao desempenhar suas atividades. Como é de conhecimento que o trabalhador passa a maior parte do seu tempo no trabalho, deixando muitas vezes o convívio com a família então este ambiente faz muita diferença para que ele possa levar uma vida saudável tanto fisicamente quanto mentalmente falando.

Um programa de qualidade de vida gera estratégias para que possa se promover um ambiente que estimule e dê suporte aos colaboradores e a empresa, conscientizando que sua saúde esta diretamente ligada a sua qualidade e produtividade.

Não basta somente ter a consciência em relação à saúde do trabalhador e preciso encoraja-los a cuidarem e gerenciarem sua própria saúde. Benefícios de uma boa gestão de qualidade de vida esta relacionado ao aumento de produtividade. Para que as empresas cheguem a níveis altíssimos de qualidade e produtividade é necessárias pessoas que estejam motivadas e que participem de forma ativas nas realizações de suas tarefas.

9.2 Diagnóstico

Diante das informações obtidas na entrevista e na pesquisa de clima na empresa Pirâmide Seaair, concluímos que seus colaboradores não estão satisfeitos com a qualidade de vida no trabalho oferecida pela empresa, pois o grau de insatisfação é de 76,04%, com essa base iremos desenvolver um plano de ação para melhorar esta variável que gera tanta insatisfação.

Veja gráfico[pic 1]

9.3 Objetivos

O objetivo de implantar um programa de gestão de qualidade de vida visa o aumento da produtividade, colaboradores mais motivados, redução de absenteísmo e turnover, diminuição nas taxas de doenças do trabalho, e melhoria do clima organizacional. Com a ideia que um trabalhador mais feliz produz mais.

9.4 Estratégias

Recursos que a empresa Pirâmide Seaair, pode colocar em pratica a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho. São eles:

  • Criar uma sala de descompressão.
  • Implantação de Ginástica laboral.
  • Implantação da Quick massage.

9.5 Ação I

9.5.1 Criar uma Sala de descompressão

Para minimizar os efeitos negativos que pode causar o trabalho muitas organizações têm recorrido às salas de descompressão, um espaço diferenciado onde os colaboradores podem relaxar e repor as energias, estimular a criatividade, melhorar o envolvimento de convivência, revigorar a capacidade de concentração e otimizar o sentimento de satisfação para com o ambiente de trabalho.

Os benefícios dessas poderosas e estratégicas ferramentas já foram comprovados em pesquisas que apontaram um melhor rendimento dos funcionários depois de alguns minutos de descanso. Poder aliviar o stress e repor as energias (físicas e mentais) se tornou uma arma preciosa para combater a insatisfação profissional e estimular a produtividade. A intenção é criar um clima estimulante, confortável e saudável, onde as ideias se renovam e as pessoas produzem mais e melhor.

9.6 Ação II

9.6.1 Implantação de Ginástica laboral

A Ginástica Laboral (GL) é um programa que está sendo cada vez mais aplicado pelas empresas como aliada no combate do stress e melhoramento da saúde física dos trabalhadores.  

Para Lima (2003, p. 7 apud GOEDERT; MACHADO, online, 2007), 0 conceito de GL esta definido como “um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e tonificando-as”.

A GL vem sendo aplicada nas empresas, diminuindo o absenteísmo e melhorando o desempenho dos colaboradores, trazendo inúmeros benefícios para a empresa e para os colaboradores, pois além de proporcionar a saúde, aumenta a disposição para o trabalho e melhora o relacionamento entre os colaboradores. De acordo com a necessidade do trabalhador ou da função em que ele ocupa na empresa, a GL pode ser classificada em:

a) Ginástica Laboral Preparatória: É necessária para preparar o trabalhador para variados exercícios de força, motivando em um aquecimento, utilizando força e resistência.

b) Ginástica Laboral Compensatória: É aplicada para corrigir a postura e prevenir a postura incorreta, é conhecida também como ginástica de pausa. Serve para exercitar a musculatura menos utilizada no trabalho e relaxa as que são mais exercitadas.

c) Ginástica Laboral Corretiva: Ajuda a manter o equilíbrio muscular e articular, onde acontece o alongamento dos músculos encurtados e fortalece os músculos mais fracos.

d) Ginástica Laboral de conservação: Tem o objetivo de ter um equilíbrio morfológico, e prevenir algumas doenças como o diabete. Essa ginástica necessita de um tempo mais longo, e por isso pode ser executada fora do horário de trabalho.

9.7 Ação III

9.7.1 Implantação de Quick massage

É uma cadeira de massagem especialmente projetada, onde a pessoa fica numa posição relaxada e confortável, o que permite que a massoterapia trabalhe, principalmente, a região da cabeça, pescoço, tronco e membros superiores, com sessões que duram geralmente 15 a 20 minutos. Pode ser utilizada como forma de terapia oferecida pela empresa ao colaborador.

Nos dias de hoje, em que a tensão e o estresse são presente  na vida das pessoas e o tempo é cada vez mais raro para a recuperação do desgaste. A QUICK MASSAGE é uma alternativa que vem conquistando cada vez mais adeptos. Simples, prática, rápida e efetiva, provoca um alívio imediato no cliente e têm diversas vantagens sobre as outras formas de atividades terapêuticas durante a jornada de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (109.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com