TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Razão e Modernidade

Por:   •  11/4/2019  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica

de Minas Gerais

Filosofia: Razão e Modernidade

Belo Horizonte, 29 de Março de 2019

Pontifícia Universidade Católica

de Minas Gerais

Os Pré-Socráticos

Aluno: Israel Souza

Professor: Enrique Porta

Belo Horizonte, 29 de Março de 2019

1- Tales: para alguns, fundador da filosofia ocidental, Tales era conhecido pelo seu conhecimento astronômico e meteorológicos, porém, nada escrito foi deixado por ele, o que faz com que os estudos sobre seus feitos venham de textos secundários. A questão fundamental para Tales e os filósofos iônicos era a composição do cosmo, que para Tales, tudo é “água”, e que tudo depende da água. Tales trouxe consigo questões que buscavam descrever as coisas através da razão e não de causas sobrenaturais.

Heráclito: foi um filosofo que ficou conhecido como “o Obscuro”. A base do seu trabalho se fundamenta na ideia de que “tudo está em mudança e nada permanece o mesmo”, sempre ressaltando a importância das tensões entre os opostos, dizendo que isso era a força motriz por trás do dinamismo à nossa volta. Seguindo a ideia do materialismo, presente nos pensamentos dos filósofos iônicos, Heráclito diz que a substância básica era o fogo. O universo de Heráclito, assim como o de Anaximandro é eterno.

Parmênides: dizia que mudanças são ilusórias, já que “o Ser” não pode “não Ser”. Para ele, processos transformativos do mundo natural são incorretos, já que a realidade é imutável. Sempre com pensamentos racionais, ele trouxe um pouco de lucidez aos pensamentos iônicos. Parmênides acreditava que as ideias vinham de dentro para fora.

Pitágoras: foi fundador de uma seita religiosa, suas ideias e ensinamentos sempre foram cercados de mistérios, e buscava uma profunda síntese entre religião e filosofia. Absorveu bastante dos ensinamentos religiosos orientais além dos ensinamentos matemáticos babilônicos. Para Pitágoras, tudo é número, e os números eram capazes não só de descrever e explicar o racional, mas também o místico. Os ensinamentos de Pitágoras vão além da matemática, da música, da ética, política, astronomia e metafísica.

Demócrito: entra na filosofia aperfeiçoando as ideias de Leucipo, e trazendo modelos mais elaborados às se seu mestre. Demócrito também apresenta o seu modelo de origem do mundo usando as ideias atomistas. As ideias de Leucipo e Demócrito foram de grande importância, pois através delas cientistas desenvolveram novos modelos de átomos, além de teorias como a do Big-Bang.

2- Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com