TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reflexão Mito da Caverna

Por:   •  28/7/2023  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Refletir sobre o mito da caverna de Platão sempre gera intensos artigos e muita reflexão.
Homens presos em correntes por décadas, e por uma abertura onde recebiam alimentos, sombras refletidas em uma parede a qual eles ficavam observando por horas eram as únicas coisas as quais tinham acesso por anos.
O que mantém os seres humanos presos nos dias de hoje? Quando perguntamos à alguém: o que estão fazendo? A resposta é certa! Nada! Muitos seres humanos hoje, estão presos em perguntas sem respostas, ou seja, perguntas que nem a filosofia, nem a teologia, nem a história e muito menos a ciência pode responder, pois para tais perguntas não há respostas.
Poderia supor que em nossa contemporaneidade tudo prende o indivíduo, exemplo: as noticias, a política, as redes sociais, as ideologias, etc...as pessoas estão presas em redes de compartilhamento e segundo dados, "de acordo com um relatório do App Annie Intelligence, os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia olhando o smartphone".
Nos dias atuais a população mundial não sabe mais conviver sem o aparelho celular, o celular está nas mãos de 79,3% da população brasileira com 10 anos ou mais de idade, indica a nova edição da pesquisa PNAD, realizada pelo IBGE no quarto trimestre de 2018. Trata-se de um pequeno aumento em comparação com o mesmo período de 2017, quando 78,2% possuíam o aparelho.
Enquanto por décadas as sombras de uma fogueira era o entretenimento dos povos antigos, hoje são as redes de compartilhamento que são o entretenimento.
O celular e as redes sociais são praticamente indissociáveis do indivíduo nos dias de hoje, não há como fugir dos aparelhos e das mídias; tanto isso é verdade que vemos muitos fatos envolvendo aparelhos de celular e redes sociais: escândalos, crimes virtuais, roubos de celulares, roubo de imagens, roubo de perfis, roubo de dados bancários e o pior deles "fake news".
Não há possibilidades de fugir de algo que está intrínseco em nossa sociedade, e acabar com a tecnologia é um retrocesso de 25 anos de evolução ou mais! Diferentemente dos povos antigos que buscavam alcançar o conhecimento por meio da força das guerras, hoje a tecnologia é a guerra para se saber qual a verdade em meio a tantas meias verdades.
 E isso impede o ser humano de alcançar sua alforria "as meias verdades", mentiras disfarçadas muito bem pela tecnologia, onde até mesmo homens de grande intelecto são enganados por ela, tem um texto da bíblia que diz: "até mesmo Satanás tem poder para se transformar em anjo de luz"; atualmente a mentira tem esse poder de verdade, e "somente homens que não se vendam e não se deixem corromper podem escapar dela".  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com