TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Variação da Realidade

Por:   •  13/12/2017  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria Geral da Variação da Realidade

Por Miguel de Almeida.

A realidade, em toda a grandeza do seu entendimento, mostra-se variável, certa e incerta. Realidade vem do termo latino realitas, ou seja, “coisa”. Mas nem todos vemos as “coisas” que existem da mesma maneira. Isto depende, em parte, do ponto de vista. A vista que temos, a partir de um ponto de vista, seria a realidade da nossa vida, ou tudo o que há em nosso meio. Assim como em uma função matemática, cada um tem um ponto de vista (x) diferente dos outros, logo, cada um verá uma realidade (y) também diferente. A realidade que se vê, varia em função do ponto de vista que se tem.

A Formação de um Ponto de Vista

Um ponto de vista, é a vista vista de um ponto; um dos incontáveis pontos do nosso mundo, físico, étnico, cultural, etc. Um ponto de vista formado, não parte apenas do achar ou deduzir algo. A sua formação começa em aspectos vividos, em experiências. Para melhor entendermos essa ideia, basta analisar que, para um faminto, a melhor coisa que se pode fazer é comer; já para um nórdico, o verão tropical pode ser espetacular; se perguntares a um milionário, ele lhe dirá que gostaria de levar a vida tranquilamente. A maneira como se forma um ponto de vista também está relacionada com a interação com outras pessoas, principalmente os pais, que tentam sempre passar para os filhos a realidade que veem. Esta é uma das razões pelas quais um julgamento precoce se torna inválido, se para mim, roubar e matar é um absurdo incogitável, para o meu filho, através da minha instrução e exemplo, assim será; caso contrário, a consequência também concordará com o que a provoca.

A Realidade Externa Gera uma Reação

Toda a realidade que não é vista por mim, é portanto externa. As realidades que me são externas, através da interação que mantenho com elas, geram em meu ver uma reação. Se me estressam, ficarei estressado, se fico estressado, vejo tudo mais difícil e assim, em alguns segundos, a minha realidade se transforma. Vemos então, que as relações pessoais são capazes de provocar mudanças, e que, em algum momento, somos um pouco de nossos colegas. Temos de refazer a nossa lei: A realidade que se vê, varia em função do ponto de vista que se tem e da relação externa. Esta análise rechaça a ideia de que uma “boa convivência” pode ser indispensável para a saúde mental. Essas reações ocorrem em nós a todo momento, e são naturais, produto da interação com o mundo exterior.

2 de Dezembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com