TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Política

Exames: A Vida Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Os judeus enfim reagiram, mas não obtiveram bons resultados já que os alemães tinham armamento de alta tecnologia daquela época e acabaram por exterminar os judeus que haviam resistido. A população de Varsóvia então destrói o hospital para onde iam os soldados alemães feridos em combates entre a Alemanha e as tropas aliadas, que aconteciam na Alemanha. Devido a essa atitude, os nazistas destruíram a cidade de Varsóvia e dizimaram sua população, logo depois empilhavam os corpos e ateavam fogo.

Szpilman estava escondido em uma casa, tentando abrir uma lata de picles enquanto o capitão Wilm Hosenfeld o observava. O capitão o perguntou se ele era judeu e o que fazia antes do extermínio. Quando ele começou a tocar piano, Hosenfeld se sensibilizou e não comentou com os outros sobre o que viu. O capitão levava constantemente suprimentos e lhe deu seu casaco da potência ariana ao pianista. Antes de partir, o capitão disse que os russos logo chegariam, e ele e sua tropa estavam se retirando de Varsóvia. Porém, foram capturados pelos russos. Szpilman voltou a ser o grande pianista de antes e, no campo de concentração russo onde foram colocados os alemães. O pianista tentou localizar o capitão, mas quando chegou ao campo de concentração russo, não havia mais ninguém. Wladek sobreviveu ao massacre de judeus e viveu até o ano de 2000, morando em Varsóvia.

Por incrível que pareça, sua arte foi uma grande aliada para sua sobrevivência. Em todos os lugares que ele esteve, havia pessoas que o conheciam como um pianista renomado na região, e de alguma forma, o ajudavam a fugir. Foi uma mistura de sorte, com táticas de fuga e bons contatos, até no momento de sua enfermidade ele teve a graça de conseguir sobreviver. Comoveu até um militar alemão que o ajudou várias vezes para que ele não morresse de fome , que o disse quando ele o agradecia “Dê graças a Deus e não a mim, pois ele quer que todos sobrevivamos, pelo menos eu acho que sim.” Apesar de toda pressão psicológica de ter perdido tudo e quase a vida, de ter visto sua família simplesmente sumir e por tudo o que ele vivenciou em meio a guerra, ele conseguiu sobreviver ser o que ele sempre sonhava, um pianista reconhecido em todo mundo, lançando até um livro anos mais tarde para que o mundo soubesse da sua história, construir uma família e tocar sua vida até falecer. Wladyslaw Szpilman foi uma das grandes provas vivas da sobrevivência, e sem dúvidas, uma das mais comoventes histórias da Segunda Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com