TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de Santo Agostinho

Por:   •  29/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 11

                                                     


[1]

Índice:

1.Introdução.............................................................................................

2. Desenvolvimento……………………………………………………………………………..

2.1 Vida de Santo Agostinho………………………………………………………………..

2.2 Principais obras……………………………………………………………………………..

2.3 Pensamento Politico……………………………………………………………………..

2.4 Formas de governo……………………………………………………………………….

3. Conclusão

Introd

2.1 Vida de Santo Agostinho

Aurelius Augustinus, mais conhecido como Santo Agostinho nascido em Tagasta de Numídia, na província romana ao norte de África em 13 de Novembro de 354. Primogénito do Senhor Patrício e a cristã Mónica, Santo Agostinho passou toda sua infância em Tagasta e aí frequentou os estudos primários apoiado por Romariano, o seu mecenas e amigo do pai.

Ainda criança, Agostinho foi mandado á escola, e os seus primeiros sinais de seu génio disperso começaram a se manifestar, quando apresentou uma profunda preguiça de estudar, tendo que ser castigado para tal: ‘’não gostava do estudo e tinha horror de ser a ele obrigado ‘’

Em confissões, Agostinho lamenta não ter aprendido grego e diz ‘’Mas qual era a causa da versão que tinha a língua grega que ensinaram-me quando criança? É o que ainda hoje não sei explicar.

Terminados os estudos em Madaura, Agostinho, com 16 anos de idade, volta á casa dos pais em Tagasta, para um período de férias que duraria um ano enquanto estes se preparavam economicamente para enviá-lo a Cartago, onde faria os estudos superiores. Em 376 com 22 anos Agostinho iniciou a sua carreira de professor de retórica em Cartago.

Em 384 partiu para Roma onde vai ensinar retórica. Estava no auge da sua carreira de professor, mais ele levava consigo as incertezas, as duvidas, as inquietudes intelectuais.

Durante os tempos livres ele dedicava-se aos estudos dos problemas da sociedade seguinte: maniqueísmo, donatismo, pelagianiosmo.

Maniqueísmo é um sincretismo religioso no qual si menstruam elementos de varias religiões.

Donatismo é a doutrina que considerava inválidos os sacramentos ministrados por pecadores mesmo que estes se tivessem arrependido.

Pelagianismo é a doutrina que negava a existência do pecado original. O que salva o homem é o seu mérito e não a graça de Deus.

Santo agostinho se dedicava ao estudo desses problemas para fortalecer a sua teoria que dizia: a fé em Deus e em Jesus Cristo.    

2.2 Principais obras

Santo Agostinho foi detentor de uma grande quantidade de obras (cerca de 150) se fossemos relacionar aqui todas elas gastaríamos muitas páginas.

Quem lê acerca da vida sacerdotal de Agostinho especialmente a parte que fala de sua agitada acção pastoral como Bispo de Hipona, imerso até ao pescoço numa serie de actividades: Formação intelectual do clero, gerenciador das questões eclesiásticas e dos bens materiais da diocese.

Agostinho, homem atacado por constantes crises de bronquite e asma, viu-se sempre obrigado a medir as suas forças, e assim conseguiu ser, involuntariamente, um dos maiores génios literários que a humanidade conheceu. Esse génio é Agostinho, de todas as formas de inteligência que se deve atribuir a um homem, nenhuma lhe faltou, possui todas, inclusive aquelas que o tornavam um homem contraditório.

Santo Agostinho deixou-nos vastas obras das quais citarei algumas: Confissões, A trindade, De magistro, retratações, contra os académicos. As obras que ele considerava as mais importantes são: A cidade de Deus, Confissões, A trindade.

Confissões (396-397)

Em confissões ele diz apenas que diante da majestade da obra de Cícero, bíblia pareceu-lhe indigna e modesta.

 Principal obra dividida em 13 livros. Trata-se das histórias da interioridade de Santo Agostinho, dos dilemas de seu coração e de suas retratações. É génio sentido religioso do confessor, como aquele que louva a Deus pelos seus feitos. Não são um mero reconhecimento dos pecados, nem uma declaração, em muitas análises penetrantes da alma, em uma senso comunicativa, a elevação do sentimento e a profundidade das visões filosóficas.

Ao longo dos capítulos Agostinho narra a sua adolescência e juventude, sua carreira académica, seu processo pessoal de intimidade com o cristianismo, sua conversão e suas impressões primordiais como católico. A obra Confissões foi o primeiro tratado de psicologia moderna.

A trindade (399-422)

A trindade foi composta em duas etapas: os doze primeiros livros, publicados a contragostos de Agostinho (entre 399-412) e os três últimos terminaram em 420. Andado pela areia da praia, Santo Agostinho submergia certa vez em pensamentos profundos e altíssimos que se elevam ao céu. Entre seus raciocínios pensando ele no mistério da santíssima trindade.

‘’Como é que pode haver três pessoas distintas-Pai, filho e espírito, santo-em um mesmo e único Deus? ‘’

Ate os dias de hoje, trata-se de uma das principais obras que fundamenta a crença na santíssima trindade de Deus como um monumento, herda os três aspectos substanciais e que embasam os fundamentos encontrados neste livro.

Retratações

Livro escrito nos anos finais de Agostinho. Como o próprio titulo diz, o bispo de hipona se retrata sobre os equívocos que cometeu no passado, a maioria destes no campo intelectual, como quando, em muitas vezes, este chegava a dar mais atenção aos exercícios da razão do que ao lado espiritual.

A cidade de Deus (411-426)

Escrita durante o período de declínio do império romano, das invasões comandadas por Alarico em 410, e é um livro sobre religião, politica, historia, e ética.

Agostinho defende o cristianismo indo buscar na história as reais causas para a queda do império. É um trabalho que o próprio autor chama de ‘’obra grande ‘’e árdua ou obra gigante; levou cerca de 13 anos para concluí-la. Sua estrutura esta divida em 22 livros, a primeira, que compõe os primeiros livros, esta destinada a refutar o paganismo, e, por sua vez, esta dividida em duas secções; a primeira, de um a cinco, mostra a impotência social do paganismo; a segunda, de seis a dez, mostra a impotência espiritual do paganismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com