TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A filosofia

Seminário: A filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Seminário  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

A filosofia possui uma história que já percorreu mais de 25 séculos, aproximadamente á 2.500 anos, sua história na antigüidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

Excluídas do ensino nas escolas em 1971, durante a Ditadura Militar, ela volta a grade curricular tornando-se obrigatória pela lei sancionada em 2 de junho de 2008, pelo então Presidente da República José Alencar.

Filosofia é o estudo dos princípios dos fundamentos de todas as coisas em sua totalidade através de um olhar que possibilite a reflexão crítica e global a respeito do saber e da prática humana, ela utiliza a razão para buscar as suas respostas, excluindo os sentimentos e emoção. Seu principal elemento é a argumentação, fazendo dela uma grande contribuinte para o exercício da cidadania.

O ensino da filosofia vem com muitas dificuldades e problemas, de como deve ser ensinada por possuir uma enorme pluralidade de temas, enfoques, modelos e correntes filosóficas.

Filosofia é a discussão de idéias, e infelizmente muitas escolas e educadores não estão muito preparadas para esse desafio. Segundo Murcho (2002, p.98), alguns educadores não preparam os educando para os desafios básicos e humanos, não avançam um conhecimento mais profundo, eles devem levá-los ao processo reflexivo, deve fazer com que eles pensem e com isso despertar a curiosidade na busca do saber.

A Filosofia leva o educando a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, permitindo que ele possa experimentar um pensar individual, ter suas próprias opiniões e conclusões, e não se deixando levar por pensamentos de outros, nos ensina também como agir e reagir diante as várias situações que ocorrem na sociedade e na nossa vida, ajudando como se relacionar com o outro e com o mundo em geral.

Por isso o estudo da Filosofia é importante, ela ajuda formar cidadãos críticos e conscientes, que não aceita qualquer coisa que os imponha, pois teremos nosso próprio pensamento, um pensamento crítico e sustentável.

Etapa 3.

Em nosso país a história da educação está marcada por desníveis sociais, onde por puro interesse da burguesia sofremos transformações no sistema escolar com um único objetivo, atender o interesse capitalista.

A indústria cultural, é o conjunto de empresas, instituições, e redes de mídia, que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico cultural com o objetivo de adquirir lucros.

A educação não pode estar desvinculada da realidade atual, onde a indústria cultural é dominante. A política também cerca a estrutura escolar, mostrando uma realidade deformada pelos interesses das classes dominantes, não dando importância para a vida social em que o homem está inserido.

A indústria cultural cega o homem da moderna sociedade, seduz as pessoas para o consumo, fazendo assim um consumidor acrítico inconsciente.

O texto nos faz um grande alerta para os perigos da indústria cultual, mostrando que educador e educando devem tomar cuidado com o que é solicitado a ensinar. Alerta nos também sobre o cuidado que temos que ter com a internet, rádio e televisão, meios que passam informações, é preciso saber filtrar o que é bom e ruim, saber identificar ideologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com