TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Filosofia no Ensino Fundamental

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Catarina Nogueira Fonteles¹

Gilmar Alves de Farias²

Resumo:

Introdução- Conhecer a perspectiva da Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman, aplicando a sua metodologia pedagógica das comunidades de investigação em sala de aula e analisar a sua viabilidade, do ponto de educacional, no contexto social do ensino público brasileiro, especificamente, nas escolas da rede municipal, do ensino fundamental de Fortaleza. Objetivo- Demonstrar a eficácia, do ponto de vista pedagógico, do ensino da Filosofia para crianças de 3 a 5anos de idade. Objetivos específicos- a)Discorrer sobre os benefícios para os alunos, do ponto de vista social, ético e político, concedidos através do ensino da filosofia em sala de aula. b) Traçar um breve paralelo entre o ensino tradicional e o modelo das comunidades de investigação. c) Através de sucinta análise da realidade da escola pública de fortaleza, enumerar algumas fragilidades e demonstrar a aplicabilidade da filosofia para crianças, como agente cooperador de uma transformação educacional, respeitando o contexto social em que as crianças estão inseridas. Metodologia- deste estudo, empreendeu-se a revisão bibliográfica, privilegiando como fator fundamental o emprego da Filosofia para Crianças, sob a perspectiva de Matthew Lipman, no contexto da escola pública de Fortaleza, com crianças de 3 a 5 anos de idade. Conclusão- O ensino de Filosofia, através das comunidades de investigação pode ser aplicado às crianças entre 3 e 5 anos de idade, sem interferir no conteúdo programático, apenas alterando a forma como as matérias são ministradas, aceitando a participação do aluno, como agente de construção do processo de aprendizado.                                                                                                                                                                    

Palavras chave: Filosofia. Criança. Escola. Ensino. Transformação.

INTRODUÇÃO.

 O presente trabalho, de natureza bibliográfica, discorre sobre a viabilidade da prática do ensino da Filosofia para crianças entre 3 e 5 anos de idade, das escolas do ensino municipal de Fortaleza. Desde 1998, a Unesco divulga o programa Filosofia para Crianças, em vários países, porque este enfatiza a formação de conceitos, o raciocínio e o desenvolvimento do juízo. O estudo realizado pretende identificar os pontos fracos do ensino tradicional e, paralelamente demonstrar o progresso cognitivo dos alunos beneficiados com o programa Filosofia Para Crianças. Quando se apresenta o precário nível cultural dos alunos universitários, o governo aplica reformas no ensino médio, esquecendo que este nível apenas reflete a situação de abandono do ensino fundamental. As séries iniciais são a base, tanto do aspecto cognitivo, quanto do afetivo e do social dos alunos. Negligenciá-las é colaborar para a perpetuação das desigualdades, impedindo a mobilidade social. Ao educar a criança, evita-se ter que punir o adulto.


LIPMAN E AS COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO

A filosofia para crianças é um programa pedagógico proposto primeiramente por Comenius, teólogo do século XVII, e posteriormente por Lipman, filósofo e educador norte-americano, que criou um método de ensino da filosofia: as comunidades de investigação.  Segundo Aristóteles, toda deliberação é uma investigação. Lipman procurou ensinar lógica, ética e estética como investigação, no sentido de procedimentos autocorretivos.

Há uma diferença entre as habilidades desenvolvidas numa sala de aula tradicional e as desenvolvidas numa comunidade de investigação.

Durante as conversas e comentários das narrativas (onde os protagonistas, as crianças tentam resolver problemas pertinentes à sua realidade), os alunos mencionam suas opiniões, porém apresentam suas razões, onde ouvem as razões e opiniões das outras crianças, onde os julgamentos passam a ser fundamentados e as crianças passam a desenvolver um pensamento organizado. Esses alunos passam a se autocorrigirem e a assumirem um posicionamento ativo frente ao mundo que os cerca e geralmente tornam-se adultos que querem mudar o mundo para melhor, através do exercício de sua cidadania, propiciando um ambiente mais democrático e crítico. Instrução não significa compreensão. A educação precisa ir além da transmissão do conhecimento, proporcionando à criança uma aula mais interativa, dinâmica e atraente, onde as múltiplas inteligências de cada aluno possam ser desenvolvidas. As comunidades de investigação fornecem os meios para o exercício dessas habilidades.                                   

A FILOSOFIA E A ESCOLA

        Diante da evasão escolar, de alunos, que ao quarto ano ainda não sabem ler, de professores desiludidos com a educação no país, surgiu a pergunta: como a Filosofia colaboraria para uma melhor formação educacional dos alunos, já no ensino fundamental?  Percebemos que as escolas, principalmente as públicas, trabalham com verdades prontas, acabadas. O conhecimento é transmitido sem o interesse em saber se o aluno está assimilando o conteúdo. As instituições de ensino básico, hoje, transmitem a ideia de que é um privilégio os jovens terem acesso a um ensino gratuito. Os questionamentos quanto à qualidade do que é oferecido são ignorados. Durante muito tempo, o ensino da Filosofia era direcionado apenas para a elite brasileira. Afinal, para que o pobre precisaria pensar? Quanto mais alienado, passivo e submisso, melhor seria para a classe dominante. Ele seria explorado sem que se apercebesse disso. Infelizmente, essa ainda é a realidade de milhares de brasileiros.

        Para a construção de um país mais justo, com menos desigualdades econômicas, faz-se necessário melhorar a educação. O pensar e o refletir são a base para a assimilação de qualquer disciplina que o aluno for estudar. Na medida em que a criança desenvolve a sua consciência crítica, ela vai perceber o valor e a importância do conhecimento, da instrução. Este aluno perceberá que a sua situação pode ser modificada, por ele mesmo.  A escola necessita do ensino da Filosofia, desde a educação infantil, para modificar essa estrutura alienante que hoje impera na educação brasileira. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com