TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da existência de uma ética

Trabalho acadêmico: A importância da existência de uma ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Primeiramente partiremos do ponto necessário de saber o que é Ética, Podemos considerá-la como uma ciência normativa, que estuda o que o homem deve ser em função daquilo que ele é. Seu objetivo é levar a humanidade à prática do bem. Trata-se, portanto, da ciência que regula o uso que o homem deve fazer de sua liberdade para atingir esse fim último.

A evolução da Ética começa na Grécia Antiga, quando os filósofos começaram a pesquisar qual seria a atitude correta do indivíduo. O primeiro expoente no assunto é Aristóteles, que acreditava tenderem todas as coisas ao bem. Para ele, a virtude que pairava acima de todas as outras era a Justiça. Spinoza, séculos depois, criou uma nova concepção ao afirmar que a Ética nada tinha que ver com os deveres, pois quem age por dever não é autônomo. Ética, então, seria a recuperação do sentido do ethos grego, definindo o homem como ele é e demonstrando o porquê de ele assim ser.

Por fim, Kant criou a definição de Ética sobre a qual fundamentamos este trabalho, considera que a Ética seja o dever pelo dever: o respeito às normas morais seria uma necessidade do próprio indivíduo, desvinculada de qualquer possibilidade de sanção possível. Seu princípio era: "Proceda sempre de tal modo que o princípio de sua ação possa ser levado à categoria de lei universal”.

Nunca foi tão necessário reabilitarmos a ética quanto nos dias de hoje. A crise da humanidade é uma crise moral. Os descaminhos da criatura humana, refletidos na violência, no egoísmo e na indiferença pela sorte do semelhante, têm sua base na perda de valores morais?

Não, adianta reconhecer a dignidade da pessoa se a conduta pessoal não se pautar por ela.

A importância da existência da Ética aumenta cada dia mais num mundo onde os valores parecem dissolver-se em incertezas. Não basta, hoje, ser um bom profissional, é preciso agir eticamente. O comportamento ético, permeando as ações humanas e direcionando-as para o bem comum, é solicitado em todos os campos da vida. É a partir dessa necessidade que estudaremos, nesse trabalho, o papel da Ética num ramo que muito nos interessa, e que é ele também constituído de normas: o Direito.

1.1 TEMA

A postura ética se direciona na busca do melhor, do justo, segue as orientações do escolhido e assume os riscos do caminho a ser trilhado. É uma escolha independente e livre, que precisa ser investigada e fundamentada, com a intenção de se optar por aquilo que melhor se adapte ao cotidiano real.

As mais diversas correntes éticas sempre chegam ao mesmo ponto: deve ser eleito o que é melhor dentro de um senso comum, sendo essa uma necessidade humana a de encontrar o que é o certo, do ponto de vista ético. Mas o que é melhor para algumas doutrinas éticas pode não ser para outras, pois existem variantes de valoração e tendências. A ética não pode ser enquadrada numa teoria homogênea, porque na prática ela depende de muitos fatores e se molda ao indivíduo de acordo com seus valores, conceitos, crença e experiência.

A ética estuda a ação moral e suas transações dentro do contexto social, o conjunto de regras definidas como moral dentro de um determinado contexto no comportamento humano (levando sempre em conta a história),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com