TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A nova alma do negócio- Tom Morris cáp-7 8 e 9

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 13

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Daiane Gabriela Rodrigues

Giovanna Carla Oliveira

Herislene do Carmo Soares

Igor Fujise

João Vitor Oliveira Borges

Lucas Vieira Assis

Matheus Ribeiro Pires

Paulo Henrique Murta Lemes

Priscila Márcia

Thiago Lauro Maia Ribeiro

Vinicius Antônio Rodrigues Diniz

FILOSOFIA

A nova alma do negócio

Betim

2015

Daiane Gabriela Rodrigues

Giovanna Carla Oliveira

Herislene do Carmo Soares

Igor Fujise

João Vitor Oliveira Borges

Lucas Vieira Assis

Matheus Ribeiro Pires

Paulo Henrique Murta Lemes

Priscila Márcia

Thiago Lauro Maia Ribeiro

Vinicius Antônio Rodrigues Diniz

FILOSOFIA

A nova alma do negócio

Betim

2015


CAPÍTULO 7

A DIMENSÃO MORAL NO TRABALHO

  1.  Iniciando o capitulo 7 o autor nos mostra a importância da verdade e a beleza , a bondade e que sem elas , os seres humanos perdem o vigor , enrijecem e morrem espiritualmente .
  1. A bondade é uma condição necessária para relacionamentos saudáveis e para a prosperidade comum .
  1. Moralidade não é privação , negação e limitação artificial , pelo contrario, é viver tao bem quanto um ser humano é capaz de viver .Mas essa é uma questão de interesse pessoal, que não é o mesmo que egoísmo .
  1. Não há nada de amoral ou imoral em uma medida saudável de interesse pessoal , sem o que não podemos ter uma ideia do sacrifício de nosso interesse em outras pessoas .
  1. Pessoas espiritualmente saudáveis em relacionamentos socialmente harmônicos
  1. .A harmonia social não é apenas um estado de ausência de conflito , mas de consonância positiva e vibrante e poder interpessoal , um relacionamento no qual as pessoas podem desenvolver seus dons mais especiais e desfrutar juntas a totalidade da vida .Quem pensa que a principal preocupação da ética é simplesmente evitar problemas pode cair na tentação de enveredar por um atalho .Normalmente , há duas formas de evitar problemas . uma é fazer a coisa certa .Às vezes isso pode ser difícil . O outro caminho é fazer o que você quer ,mas camuflar suas atitudes para que pareça que você fez a coisa certa .
  1. Podemos elaborar uma distinção entre o publico e o privado , entre o que é profissional e o que é pessoal , mas acredito que as virtudes e os princípios mais fundamentais em ambos os domínios são os mesmos .O que nos interessa aqui , entretanto , é que , quando falamos de bondade no local de trabalho , e na empresa de modo geral, quando falamos da dimensão moral da experiência humana , não estamos nos referindo apenas às manchetes de assedio sexual, discriminação racial, comercio de informações confidenciais , perjúrio e desrespeito às leis de modo geral .
  1. Quando trabalham sob condições manifestas de injustiça e antipatia , as pessoas adotam um comportamento de autoproteção. Como tartarugas entram em seus cascos e se escondem . Não se sentem motivadas a correm riscos positivos , a mergulhar fundo para descobrir todos os seus talentos e utilizar esses talentos de forma criativa nos desafios da empresa .
  1. Se você tiver bons relacionamentos com as pessoas , os projetos virão. Da mesma forma que , os funcionários que se sentem honradamente tratados tendem a transmitir a mesma honra e respeito em seus contatos com cliente , clientes em potencial e fornecedores
  1. Simpatia , gentileza preocupação honesta , aquele toque especial , além da obrigação pura e simples , são exemplos de bondade básica , aplicações da dimensão moral que frequentemente geram como resultado relacionados leais e mais sucesso nos negócios.
  1.  A essência da empresa nunca deve ser vista como uma tentativa de transferir o dinheiro do bolso de outras pessoas para o nosso. Deve ser vista como uma arte , a criação e a manutenção de estruturas dentro das quais as pessoas possam se unir em parcerias em prol de uma vida melhor .

CAPÍTULO 8

O DESAFIO DA AÇÃO ÉTICA

  1. De acordo autores não existem regras fixas, sendo basicamente um jogo de manipulação que é impulsionado por forças da ganancia, luxuria do poder. Essas regras irão variar de acordo o momento e oque é beneficiado, ética e consequentemente a razão.                                                                                                          
  2.   As pressões que enfrentamos estão presentes em todos os lugares, onde precisamos, acreditamos ou queremos algo e por impulso vamos atrás de resultados para poder realmente comprovar as respostas.
  1. Como exemplo o capitulo descreve um historia de dois executivos que elaboraram uma pesquisa sobre crenças e por estarem desapontado com os resultados fizeram outro levantamento com objetivo de saber o quanto as pessoas mentiam e o resultado foi de 91%, ou seja mostrando que  poderia ser duvidosa a resposta da primeira pesquisa.
  1. As pessoas que tem pensamento exclusivamente de curto prazo estão muito propensas a visar apenas o lucro momentâneo e não visando o longo prazo, com o objetivo de aumentar os seus desempenhos podendo causar um prejuízo ainda maior em longo prazo, sentindo apenas os efeitos imediatos que seriam os de lucro, mas futuramente causando um desgaste em pessoas e podendo levar ate um prejuízo maior economicamente e não sendo ético com algumas respectivas pessoas.
  1. Um pensamento parecido com o de curto prazo, é o que esta limitado aos lucros, mas visando mais ainda os seus lucros. Não levando em conta a ética e a moral e apenas aos lucros obtidos e esquecendo das vidas das pessoas. Podendo até mesmo levar a um pior rendimento, pois pessoas envolvidas nas atividades  não estariam satisfeitas com o seu próprio ambiente de trabalho.
  2.  O autor utiliza seu amigo, para dar um exemplo de pensamento egocêntrico, ele fala que o seu amigo começou a trabalhar assim que saiu da faculdade e em 8 messes ele já havia morando em mais de 13 cidades, porem ele não conhecia nada da cidade, so conhecia o centro da cidade e o seu local de trabalho, e ele havia morando em grandes cidades, e nem seus vizinho ele conseguiu conhecer. Este e um caso extremo mais e o fenômeno geral e muito comum. E com isso o auto falar que o indivíduo não pode viver somente pela impressa ele tem que criar sua própria identidade mesmo que seu cargo na impressa seja ameaçado ele tem que tentar conviver bem com todos em sua voltar e tentar criar uma amizade.
  1. O pensamento egocêntrico e reforçado e encorajado em toda a nossa sociedade por uma força natural que domina grande parte de nossa vida, o ciclo a personalidade somos exposto a tantas imagens de ‘mitos de talentos ’ bem sucedidas que cercam todos os programas de televisão, jornais, e mostram esses mitos de talentos no gênero musical, no esporte, na cultura. E nos so olhamos para essas pessoas e esquecemos das demais que ficam nos bastidores para  fazer com que tudo isso aconteça, e isso influencia em nossa vida pois nos mudamos nossa imagem para agradar o próximo e não para nos sentimos bem. Muitas vezes temos que nos adaptar para trabalhamos em grupo, pois todos nos somos diferentes um dos outros e nas empresas precisamos trabalhar em prol dela. Se não seguirmos o ritmo do grupo começamos a ser deixado de lado.
  1. Os contrastes ético e natureza e não éticos nos ajudam a obter uma perpesctiva apropriada da da natureza e da imporancia do processo decisório ético de nossas vidas. Nos ajudando  a fornecer uma perpesctiva do q e preciso para resistir as pressões em nossas vidas .
  1. O Ponto de vista não ético é limitado e de curto prazo, já o ponto de vista ético é totalmente ao contrario poi é mais amplo e de longo prazo sendo assim comparado com um egoísta amoral  que também é abrangente e de longo prazo .A pessoa ética por outro lado considera os pontos fortes do planejamento a longo prazo comparando-os as promessas imediatas de ganho pessoal  a curto prazo.
  1. O verdadeiro pensamento de longo prazo transcende as preocupações do eu no momento presente . O curto prazo é o horizonte típico do empreendedor não ético ,creio que nossa incapacidade crescente de engajamento no sacrifício a curto prazo em troca do ganho a longo prazo  bem como nossa incapacidade de engajamento no sacrifício pessoal em troca de ganho social mais amplo são subjacentes a muitos de nossos atuais problemas culturais
  1. A pessoa não-ética dedica uma devoção exclusiva, tanto ao eu quanto ao ao q capturou o eu-uma causa ,um culto, um individuo carismático ou um grupo favorecido de pessoas .A pessoa ética tem uma preocupação muito mais inclusiva.
  2. O processo decisório ético.  consiste em dedicar alguns instantes a analise da estrutura  básica do processo .algumas pessoas acreditam que é muito simples ,você tem um cargo onde tem que tomar uma decisão .É isso tudo.
  3. Mas corretamente não é assim tão simples. Primeiro precisamos ter consciência de que o que consideramos como nossos problemas são sempre resultado das crenças e valores através dos quais olhamos a vida, como uma lente .Duas pessoas podem enfrentar as mesmas situações e expressar-se de formas diferentes
  1. Suas decisões anteriores podem influenciar em seu futuro, algumas formas de agir no seu passado gera um reflexo no futuro pois algumas ações podem deixar marcas nas pessoas e também assim marcar você .E basicamente só existem duas respostas independentes para as duvidas. A primeira sera retirada mais adiante nesse processo. A segunda será o tema do próximo capitulo
  1. Para o processo decisório eficaz precisamos obedecer algumas regras. Essas conclusões resulta de uma perspectiva moral que determina que a esfera é totalmente constituída de regras de sobrevivência, regras de comportamento associadas a uma profissão e a vida de modo geral, regras para advogados, regras para corretores imobiliários e regras para membros de instituições financeiras. Regras para seres humanos que mantem relações com outros seres humanos. Nessa visão a bondade é uma obediência das regras .E a conduta não ética consequentemente é vista como desobediência a uma regra ou a um grupo .
  1. A maior de todas as regras : Faça aos outros o que fazem a você ,essa regra é reconhecida como regra da reciprocidade. Aconselha que você permita que os outros revidem seus ataques .

CAPÍTULO 9

SABEDORIA, VIRTUDE E PODER DA EMPRESA.

  1. Como tomar boas decisões?

O autor acredita que para boas decisões é necessário que usemos  a sabedoria e virtude.

  1. Conceito de Sabedoria

Pode ser entendido como uma percepção aguçada do que é certo, ou um insight profundo em relação a vida.

  1. Conceito de virtude

Já a virtude pode ser entendida como o hábito  de agir de acordo com a sabedoria. Que junto da sabedoria cria em nós a força do caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com