TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vida de Galileu

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

A Vida de Galileu

- O Autor

Eugen Bertolt Friedrich Brecht nasceu no Estado Livre da Baviera, no extremo sul da Alemanha. Estudou medicina e trabalhou como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial em Munique.

Depois da Primeira Guerra mudou-se para Berlim, onde o crítico Herbert Ihering levou o autor para teatro moderno. Trabalha inicialmente com Erwin Piscator, famoso por cenas  cheias de projeções de filmes e cartazes. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte tornou-se o seu primeiro sucesso.

Em tempo, o Nazismo crescia alimentado pelo discurso de que era a energia necessária para renovar a Alemanha, desejando reavivar o Sacro Império Romano-Germânico. Porém, chegavam à Alemanha as influências da União Soviética.

Em 1933, Brecht exila-se na Áustria na ocasião da eleição de Hitler, depois vaga por diversos países europeus até chegara os Estados Unidos.

Brecht é um dos escritores fundamentais século XX. Revolucionou teoria e prática da dramaturgia e encenação além de mudar a função social do teatro ao usá-lo como arma de conscientização e politização das e para as pessoas.

O modo brechtiano de conceber o espetáculo teatral é uma inovação. Brecht desejava que o público não esquecesse que estava num teatro, mas apresentava problemas do mundo contemporâneo aos espectadores, que poderiam optar por uma solução individualmente. Ele tentou quebrar as ilusões do teatro realista ao dar início ao teatro explícito. O ator não devia ser o personagem, mas sim alguém que tinha a consciência de ser ator interpretando um personagem. A isso, Brecht deu o nome de teatro épico.

Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram o teatro contemporâneo em suas raízes, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. Além de tudo isso, suas obras concentravam-se na crítica ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista

No fim da década de 1920, Brecht torna-se marxista. Viveu o intenso período das mobilizações da República de Weimar enquanto desenvolvia o teatro épico. Sua praxis é a soma dos experimentos teatrais de Erwin Piscatore, do conceito de estranhamento de Viktor Chklovski, além do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética.


Como teórico, Brecht ainda cunhou expressões e técnicas como o teatro didático, distanciamento e estranhamento. O autor foi tomado como comunista, vigiado pela polícia secreta americana durante anos até ser convocado em 1947, para apresentar-se a um interrogatório da Comissão McCarthy. No dia seguinte à audiência, voltou para a Europa e deu continuidade ao seu estilo teatral na Alemanha Oriental. Brecht morreu enquanto dirigia os ensaios de uma terceira versão da peça A Vida de Galileu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com