TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E MORAL

Por:   •  15/5/2020  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Como toda obra didática, o autor começa determinando as ideias e conceitos básicos para melhor compreensão de sua obra e, para tanto, explicando a relação entre razão e afetividade, bem como a distinção entre moral e ética.

Assim, Yves de La Taille faz a junção de quatro abordagens representativas da psicologia moral, sendo essas abordagens do sociólogo francês Émile Durkhein, do pai da psicanálise Sigmund Freud, do biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean William Fritz Piaget e do psicólogo estadunidense Lawrence Kohlberg. Enquanto as idéias de Émile Durkhein e Sigmund Freud representam a teoria da dimensão afetiva, Jean Piager e Lawrence Kohlberg representam a dimensão intelectual, o que resulta na separação entre estas duas dimensões de teorias sobre a moral.

A dimensão afetiva, onde se encontram as teorias sobre a moral de Émile Durkhein e Sigmund Freud, é da concepção de que a ideia do agir moral é mais relativa e variável dependendo do individuo, enfatizando mais nos comportamentos morais, sem uma definição precisa para a moral. Já a dimensão intelectual, com teorias como a de Jean Piager e Lawrence Kohlberg, dizem no sentido de que o individuo só poderia conseguir escolher o seu agir ético a partir da autonomia para o conhecimento, sendo chamada esta de “dever agir” moral, tendo como princípios a igualdade, reciprocidade e justiça.

Embora a ideia de moral se separe em duas dimensões, como vistos no parágrafo acima, Yves de La Taille relaciona as teorias destes brilhantes pensadores, chegando na conclusão de que a idéia de moral é o “fenômeno social”, enquanto a ética seria uma ”reflexão filosófica”.

Sobre sua distinção, La Taille afirma que o plano moral existe por meio do dever e da obrigatoriedade para garantir a convivência em sociedade, enquanto o plano ético existe próprio conjunto de regras que possibilita esta mesma convivência em sociedade, como aquela da definição e da busca da “vida boa”.

La Taille finaliza definindo três virtudes morais que definem a moral, sendo elas a justiça, generosidade e a honra, do qual, juntando as três virtudes, simbolizam o imperativo de que existe uma dignidade de cada ser humano com a necessidade de ser respeitada.

La Taille classifica a justiça por meio de dois princípios, sendo eles o de igualdade, onde todos os seres humanos, independente de suas diferenças, têm o mesmo valor intrínseco e a equidade, que implica “tornar iguais os diferentes”.

Sobre a generosidade, esta consiste em suprir o que falta à outrem, sendo que esta falta não corresponde a um direito, fato que diferencia esta virtude à justiça, estabelecendo a qualidade de suas ações.

Por fim, entende-se como honra o auto respeito, o valor moral que a pessoa tem aos próprios olhos e a exigência que faz a outrem para que este valor seja reconhecido e respeitado.

Em resumo, entende-se que a ação moral das pessoas está relacionada ao entendimento que esta pessoa tem sobre o que é o certo, baseando-se nas próprias experiências deste sujeito, em conjunto com o a vontade de a pessoa querer agir sobre estas regras auto impostas.

Em conclusão, La Taille começa a distinguir a moral da ética, em seu primeiro capítulo, reforçando na necessidade da distinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com