TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 de filosofia

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1 (5 pontos)

Selecione UM conceito presente nos textos 3, 4 ou 5, apresente-o  e  explique de que maneira este conceito pretende discutir alguma ideia  que é reproduzida pelo  senso comum de maneira irrefletida.

O conceito escolhido por mim foi o de cidadania, já que se trata de um conceito que muito me intrigou por ter mudado totalmente sua prática desde sua criação até os dias de hoje. No mundo atual para aprendermos a ser cidadão devemos frequentar a escola, este conceito se tornou um saber especializado e não mais uma prática. Antigamente, ser cidadão era participar de todos os aspectos da sociedade, criação de leis, normas, hábitos e etc., ser cidadão era praticar a autonomia, deliberando sobre sua existência e a existência do que o cerca, se colocando no lugar do outro e sempre intervindo para melhorar cada vez mais o mundo em sua volta. O que vemos hoje em dia é totalmente diferente, o conceito de cidadania passou a ser somente uma teoria entendida por alguns e que para nos apropriarmos dela devemos frequentar a escola, ela não é mais uma prática exercida dentro da sociedade, já que nem todos têm os mesmo direitos e deveres. As pessoas comuns não participam mais da construção de leis e da democracia, somente os “especialistas”, cabe ao resto da população ser cidadão praticando os seus deveres que são passados pela escola, se inserindo no mercado do trabalho e do consumismo. Na cidadania moderna as pessoas se preocupam somente com seus interesses, não pensam mais no coletivo. Trazer este conceito para a Filosofia é nos fazer questionar o que ele representa para nós e que não podemos pensar nele como uma teoria acabada e sim como uma prática a ser exercida diariamente por todos, de forma igualitária. Cidadania se aprende praticando cidadania. Mesmo a escola sendo uma aliada importante, não deve ser vista como algo supremo, já que não é nela que ocorre a aprendizagem significativa, pois nela ocorre a ideologia e discursos vazios, o que nos torna alienados. A filosofia tem como objetivo elaborar conceitos que permitam compreender criticamente o que acontece à nossa volta e no mundo todo, a fim de que nossas escolhas e ações contribuam para expandir cada vez mais as liberdades públicas e privadas ao invés de restringi-las, podendo ser compreendida como prática da cidadania, uma vez que constrói sujeitos críticos e desvinculados das ideologias; tem como tarefa criticar todos os sistemas  que nos cercam, permitindo às pessoas viverem com sabedoria, ampliando e fortalecendo o exercício das liberdades públicas e privadas, considerando criticamente os elementos éticos, estéticos, políticos,  e outros que perpassam as relações sociais.

QUESTÃO 2 (5 pontos)

Acesse o link da reportagem do Jornal Nacional, ligado a uma série especial que discutia a formação acadêmica do professor, e, com base nos textos estudados, desenvolva uma reflexão acerca da notícia escolhida. Link da reportagem:  http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/alunos-enfrentam-falta-de-preparo-de-professores-em-sala-de-aula.html

A formação do professor no Brasil está sendo precária já que ainda temos um ensino ligado somente a conteúdos, deixando de lado a prática. Não formamos sujeitos (isto inclui professores) críticos, com autonomia de pensamento, o que dificulta sua formação. A falta de infraestrutura principalmente nas escolas públicas, baixos salários e desvalorização do profissional também tem contribuído para essa má qualidade do ensino, pois o professor não tem mais tempo para se aprofundar e preparar uma aula já que precisa trabalhar em diversas escolas para conseguir um salário digno. Por esses profissionais já virem de um sistema de ensino precário, terminam passando para os alunos que irão formar a mesma educação, que está ligada a um sistema tradicional de ensino em que o aluno não tem autonomia de pensamento e tudo que aprende já está pré-estabelecido, formando sujeitos alienados. Os professores em formação devem aprender e saber efetivamente como se ensina, como se aprende, como se acompanha o aprendizado, o que e quem fundamenta o conjunto de suas ações e propostas formativas, saber que o ensino deve estar voltado para o cotidiano do aluno, que a aprendizagem deve ser significativa e construir sujeitos críticos, capazes de transformar suas realidades. A educação brasileira apresenta diversos problemas, principalmente na escola pública, e esses problemas já se iniciam no ensino fundamental, onde encontramos crianças passando de ano sem dominar a habilidade de ler e escrever, que pode ser explicado não só pela má formação e estímulo dos professores, mas também à um método de ensino que não visa o cotidiano dessas crianças e não torna a aprendizagem interessante e significativa para elas. Além disso, todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, assim como pais que não participam na educação dos filhos também dificultam o ensino. Não se deve culpar somente a formação dos professores, já que observamos diversos fatores que não fazem parte de sua formação, mas que também influenciam negativamente nas suas práticas. A maioria dos professores é muito bem formada e competente o suficiente, além de esforçados para trabalharem pelo salário que ganham e ainda darem conta de salas de aulas superlotadas. A gestão escolar também faz o que pode, trabalha com o que tem em mãos. Capacitar professores é fundamental. Entretanto, não adianta se as escolas não forem reestruturadas, o que existe em sua maioria é falta de investimentos. Em pleno século XXI tudo mudou somente a escola não mudou. A mesma sala de aula do século XVIII ainda é a que utilizamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com