TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Por:   •  29/12/2017  •  Artigo  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA INDUSTRIALIZAÇÃO

 

Resumo

O presente artigo consiste na analise das consequências da modernidade por meio do processo de industrialização, que iniciou em meados do século XVIII na Inglaterra, e consistiu em mudanças tecnológicas no processo produtivo das indústrias, afetando a vida social e econômica da sociedade. Com o processo de industrialização houveram pontos positivos e   negativos, por isso é necessário a analise para compreensão de seus aspectos, tipos e características que  são de grande relevância. O texto vem com o intuito de discutir e expor tais pontos, respeitando os conceitos históricos e sociológicos.  

Palavras Chaves: Consequências, Industrialização, Desenvolvimento, Crescimento, Sociedade.

Na visão de muitos autores no campo das Ciências Humanas, o processo de industrialização é sinônimo da era da modernidade, sendo um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico. Por isso, a compreensão de seus aspectos, tipos e características são de grande relevância. A atividade industrial é um dos principais agentes de produção e transformação da sociedade, pois, ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades. Ao longo do tempo, as sociedades passaram por sucessivas fases de transformação, em que as técnicas mais aprimoradas de agricultura, manufatura e artesanato deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria, pois antes da revolução industrial que teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, expandindo-se pelo mundo a partir do século XIX, a atividade\produtiva era artesanal e manual. Com a revolução Industrial houve um profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social, a Inglaterra baseou seu desenvolvimento econômico nas indústrias, empurrando os trabalhadores para as áreas que se urbanizaram, através da produção industrial, e com isto as consequências desse processo começaram a surgir.

Com a industrialização ocorreram profundas consequenciais positivas e negativas em termos de mudança na vida da sociedade, houve a substituição da energia humana pela mecânica, a produção artesanal passou lentamente a ser substituída pelo sistema de fábricas, a sociedade rural/agrária substituída pela sociedade urbana/ industrial, aumentou as divisões nos trabalhos. O aumento da população e o surgimento de novos personagens sociais tais como a burguesia industrial e proletariado, em que os homens de negócios (burgueses) passaram a desenvolver o capitalismo e a governar. Surgimento das indústrias de base (siderurgia e petroquímica), devido a industrialização desencadeou também a revolução dos transportes, com o surgimento da locomotiva a vapor, automóvel, navio à vapor. Dentre os efeitos negativos da industrialização, pode-se citar o crescimento desordenado das cidades, os impactos gerados ao meio ambiente, tendo em vista que, a depender do tipo de fábrica são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água. A geração de mais ou menos produtos e empregos. Com o cercamento do campo, muitos camponeses foram para as cidades e se tornaram mendigos, ladrões. Nas fábricas, tinham péssimas condições de trabalho, sem aumento de salario para que houvesse um aumento na produção e garantir uma margem de lucro crescente. Esses são alguns dos impactos causados pelo processo de industrialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com