TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Filosofia

Exames: ATPS Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa II Filosofia

PASSO I -Produzir um texto analisando a letra da musica Comida de Arnaldo Antunes

Podemos ter dois olhares a respeito da música Comida, um que interpreta como uma crítica as injustiças socias que privam as pessoas ou classes socias, em outro a letra pode fazer referência a inconstância humana que propaga uma eterna necessidade de algo a mais.

PASSO II Analise do quadro de Picasso Guernica

Essa obra de Picasso simboliza a degradação humana na absoluta falta de sentido da realidade gerada pela guerra. Porém podemos tentar enxergar um potencial para o entendimento e a convivência com o outro ser humano. O quadro ainda retrata um possível conflito, interior uma guerra consigo mesmo.

PASSO III – Analise da musica Mulher de Erasmo Carlos

1 - a letra denota as características sutis e sensível da mulher , acompanhada de uma força que não pode ser encontrada nem nas legiões dos exercito romano ...essa musica fala da mulher universal , da menina , da mãe , da esposa ..... cita paixão , amor .....

e por fim termina deixando claro que sexo fragil é uma forma simbólica de dizer o quanto fragil é o homem sem a força e o amor de uma mulher .

2 - No século XX, o papel das mulheres apresentou grandes transformações sociais e as maiores realizações. As mulheres puderam ser emancipadas, assumiram o poder com o compromisso em todas as etapas de sua vida e também mantiveram postura diante às exigências relacionadas às responsabilidades assumidas (MALLARD, 2008).

Com a grande mobilidade, existiram grandes conquistas e maior visibilidade em relação ao trabalho feminino . Apesar disto, a mulher conseguiu igualizar de certa forma os seus direitos, como por exemplo, o direito de poder estudar, votar, trabalhar, expressão, pensar, decidir o seu destino,

Com as mudanças socioculturais, atualmente a mulher possui os mesmos direitos em relação ao homem, com as mesmas responsabilidades e obrigações, e com isto, houve um maior desenvolvimento e envolvimento de sua personalidade frente às diversas atribuições, passando ela a dominar e assumir praticamente todas as situações e áreas: arte, ciência, tecnologia, casa, trabalho, decisões, iniciativas, política

3- Produzir uma reflexão

Percebemos que no decorrer dos tempos a figura da mulher “prendada, dona de casa”, cedeu lugar, também, à mulher trabalhadora.

A entrada no mercado de trabalho alterou esse quadro mulher-mãe de tal modo, que conciliar a atividade remunerada com o cotidiano familiar nem sempre é uma tarefa das mais simples. Cada vez mais a mulher está inserida no mundo do trabalho, conquistando espaços, delimitando novos horizontes nesse universo de probabilidades, embora esse caminho possa ser marcado, por barreiras a serem vencidas.

Diante de tantas responsabilidades, as mulheres procuram sempre encontrar equilíbrio sem perder a sua feminilidade, procurando uma nova forma de viver diante sua participação ativa na sociedade em todos os ambientes, seja em casa ou no trabalho. Estas mudanças exigiram adaptações do homem, já que os cargos que somente eles ocupavam, passou a ter concorrência feminina também, e com isto, o homem teve quese adaptar, compartilhar tarefas e funções que eram exclusivamente de competência feminina .

Com a consolidação da participação feminina nas eleições, a mulher passou a conquistar cada vez mais o seu espaço no cenário político brasileiro.

Hoje as mulheres não ficam apenas restritas ao lar (como donas de casa), mas comandam escolas, universidades, empresas, cidades e, até mesmo, países, a exemplo da presidenta Dilma Roussef, primeira mulher a assumir o cargo mais importante da República.

Hoje, há mulheres em todos os cargos eletivos. Além da Presidência da República, exercem mandato duas governadoras, 11 senadoras, 45 deputadas federais e 134 deputadas estaduais.

Avanços à parte, é preciso que se diga que as questões de gênero no Brasil e no mundo devem sempre estar na pauta das discussões da sociedade civil e do Estado, dada a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os indivíduos na construção de um mundo mais justo.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »